Neste vídeo eu dou algumas razões básicas do por quê defendo e explano a fé cristã (ou o teísmo). Há muitos bons fatores para isso e, infelizmente, muitos neo ateus (e certos ateus) usam de algumas propagandas e sutilezas para caluniarem a fé (padres pedófilos, pastores ladrões, etc.) como se isso tivesse a ver com a veracidade ou não do teísmo.
É preciso honestidade. O cristão tem que dar bom testemunho, agir coerentemente com sua fé, senão isso se torna munição para que os adversários e críticos usem isso como bala de canhão.
O título deste vídeo faz uma boa pergunta. O cristianismo precisa ser defendido? Se o cristianismo é tão prontamente crível, como nós cristãos dizemos, por que defendê-lo? Como vamos estabelecer, não é por nossa causa ou até mesmo por causa do cristianismo que defendemos a nossa fé em Cristo. O trabalho de apologética é um serviço para o incrédulo, e não uma defesa real do que realmente não precisa de defesa. Além disso, veja este artigo "Se o cristianismo é verdadeiro, por que tantos precisam defendê-lo"? (http://christianthinktank.com/2many1.html). Este mesmo site também oferece um bom ensaio dando oito razões para a apologética. E um ensaio muito bom sobre o fracasso da Igreja a perceber a importância da apologética pode ser encontrado em Tektonics.org.
Primeiro, o que é apologética?
A resposta curta é: é o ramo da teologia que se preocupa em defender ou provar a verdade das doutrinas cristãs.
O teísmo (assim como o ateísmo) não é responsável pelos atos individuais de cada pessoa. Assim como um mau cristão não responde pela verdade da fé cristã, um ateu imoral não responde pela veracidade do ateísmo. O que está em discussão são as ideias e não as pessoas, que podem ser falíveis.
Um livro que demonstra bem a fé cristã de uma maneira clássica e expositiva é o "Simplesmente Cristão", de N. T. Wright, do qual vou falar em vídeos posteriores. Ele exemplifica claramente tudo o que procuro mostrar neste vídeo.
O dr. William Craig, eminente filósofo cristão, está no Reino Unido em uma turnê pelo Reasonable Faith para debater com acadêmicos ingleses de Oxford e Cambridge. Mas, adivinhem: Dawkins até agora não aceitou debater com Craig. Nota: não foi Craig que pediu esses debates mas sim associações de ateus e humanistas ingleses!
Há meses que um por um dos líderes humanistas ingleses, a começar pela Toynbee, declinaram de debater com teístas. Depois veio A. C. Grayling, o que dá acessoria filosófica ao Dawkins. Ele foi o segundo que, como a "magia da realidade" de Dawkins, desapareceu do lume.
Dawkins, como aparentemente só se sente bem quando há pares ateístas no palco, acha-se à vontade para dizer que "está ocupado" mas tem grande tempo em ofender os teístas, particularmente o dr. Craig. Dawkins, enquanto isso, se autopromove fazendo propaganda de seu novo livro para doutrinação atéia de crianças e vendendo bibelôs ateus em seu site.
"Imagine alguém falando sobre biologia cujo único conhecimento sobre o assunto é o Guia das Aves Britânicas e você terá uma pálida ideia de como se parece Richard Dawkins falar de teologia". - Terry Eagleton, sobre "Deus: um delírio".
"À medida que refletimos sobre as preocupantes lições do ateísmo extremista do século vinte, nunca nos esqueçamos de que a exclusão de Deus, a religião e a virtude da vida pública leva a uma visão distorcida do homem e da sociedade e, assim, nos levam a uma visão redutiva da pessoa e seu destino". - Papa Bento XVI à Rainha Elizabete II
Respostas ao "Eu, Ateu" - o exegeta, um indivíduo que se diz biólogo mas sai por aí metido a fazer interpretações bíblicas toscas para agradar neoteus.
Para quem não sabe:
Exegese: comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra (Dicionário Houaiss)
Ou seja, exegese significa "não alterar, corromper, deformar, descaracterizar, desfigurar, desvirtuar, deturpar, estragar, falsar, falsear, falsificar, modificar, viciar" um texto e seu significado, que é o que o "Eu, Ateu", faz aqui.
Respostas ao "Eu, Ateu" - o exegeta, um indivíduo que se diz biólogo mas sai por aí metido a fazer interpretações bíblicas toscas para agradar neoteus.
Para quem não sabe:
Exegese: comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra (Dicionário Houaiss)
Ou seja, exegese significa "não alterar, corromper, deformar, descaracterizar, desfigurar, desvirtuar, deturpar, estragar, falsar, falsear, falsificar, modificar, viciar" um texto e seu significado, que é o que o "Eu, Ateu", faz aqui.
Dando início à série "Mitos Ateus", neste vou comentar sobre a alegação (um tanto pomposa) de certos ateus em se dizerem mais "intelectualmente brilhantes" que os teístas.
Vendo nisto um tremendo descalabro (pois nível intelectual diz nada ou pouco da existência ou não de Deus, além de ser um tipo de argumento de apelo à autoridade) eu também não estou dizendo que os teístas são mais inteligentes que os ateístas ou vice-versa. A questão é que esta alegação provêm de uma base que não diz muito sobre a questão, a não ser de que pessoas buscam o conhecimento, independente de suas crenças.
Certos ateus alegam que a crença religiosa tinha diminuído em 137 nações desenvolvidas no século 20, ao mesmo tempo como as pessoas se tornaram mais inteligentes.
Tudo começou como uma estatística desse tipo levantada pelo professor Lynn, professor emérito de Psicologia da Universidade do Ulster e que é usada por muitos ateístas em alegar que, simplesmente dizendo, os ateus são mais inteligentes que os teístas.
Mas o professor Gordon Lynch, diretor do Centro de Religião e Sociedade Contemporânea no Birkbeck College, Londres, disse que esta alegação não leva em consideração uma vasta gama complexa de fatores sociais, econômicos e históricos.
"Ligar a crença religiosa e a inteligência dessa maneira poderia refletir uma tendência perigosa, o desenvolvimento de uma caracterização simplista da religião como primitivo, que - enquanto estamos tentando lidar com questões muito complexas do pluralismo religioso e cultural - talvez não seja a resposta mais útil." (Gordon Lynch)
O dr. Alistair McFadyen, professor de teologia cristã na Universidade de Leeds, disse que a conclusão de ateístas terem QI superior "tem um leve toque de imperialismo cultural ocidental, bem como um sentimento anti-religioso."
O dr. David Hardman, principal professor no desenvolvimento da aprendizagem na London Metropolitan University, disse:
"É muito difícil para conduzir experimentos reais que explicam a relação causal entre QI e crença religiosa. No entanto, há evidências de outros domínios que os níveis mais elevados de inteligência estão associadas a uma maior capacidade - ou talvez a vontade - para questionar e derrubar as instituições fortemente estabelecidas."
Ao contrário da crença e alegação comuns dos ateus (que quanto mais inteligente e científico, mais você deixa de crer em Deus ou que cientistas ateus são ateus por causa da ciência) Ecklund explora as crenças religiosas pessoais de cientistas. Cerca de 53% dos cientistas de elite não têm tradição religiosa, mas isso também significa que quase metade deles têm algum tipo de espiritualidade. Aqueles que rejeitam a religião muitas vezes o fazem por razões que nada têm a ver com a ciência (por exemplo, antecedentes familiares ou o problema do mal). Cerca de 20% de ateus e agnósticos ainda se descrevem como "espirituais".
Então, muitos cientistas ateus não o são por causa da ciência mas por algum "problema secundário" com o que acham do teísmo (problemas familiares e outros).
Sobre este livro, disseram:
"Uma vez que as pesquisas das crenças religiosas dos cientistas começaram há quase um século, ninguém produziu um estudo tão profundo e amplo como Ecklund. Talvez a descoberta mais surpreendente é que quase um quarto dos ateus e agnósticos se descrevem como 'espirituais'. Certamente 'Ciência X Religião' será o padrão de tais pesquisas para as próximas décadas."(Ronald L. Numbers, Professor de História da Ciência e Medicina da Universidade de Wisconsin, Madison
"Ecklund dissipa os mitos sobre professores de ciência atuais, oferecendo uma espiada baseada em evidências por trás das portas da academia."(Publishers Weekly)
"'Religião X Ciência: o que os cientistas realmente pensam' é um livro reconfortante e animador. Suas conclusões merecem ampla atenção - e discussão. Com este livro, Ecklund fez um grande serviço à ciência, à religião e ao bem comum." (Rod Dreher, Beliefnet)
Berlim, a capital do ateísmo, consegue a maior manifestação antipapal do século: só 9000 (ou 3000) pessoas, segundo a polícia.
Mas, frustrante que foi, a rede de 54 organizações não afins ao Papa esperava reunir entre 15.000 e 20.000 pessoas em uma manifestação de protesto, enquanto Bento se dirigia ao Parlamento alemão.
Também, apesar das enormes convocações e conclamações de títeres laicistas extremistas, os manifestantes em outros países em que o Papa visitou não puderam fazer muito, além de dar muito trabalho para a polícia. Violência, desordem, bagunça, caos e revolta sem motivo foram os únicos dividendos em que muitos desses baderneiros anticatólicos deram a seus países.
Contrastando com essas manifestações de ódio, desrespeito e intolerância laicista os católicos deram bom exemplo de comportamento, mostrando resignação mesmo à frente de vários ataques, inclusive físicos.
Esses fanáticos laicistas ou "idealistas seculares" desconsideraram automaticamente os direitos de liberdade de religião, e olham para as pessoas religiosas como pessoas que merecem ser colocados em asilos ou melhor, serem eliminadas. Falam de tolerância mas não toleram a Igreja, o Papa e o cristianismo.
Existe um filme francês chamado "La raffle", mostrando como a propaganda francesa colaboracionista com os nazistas de Hitler retratava os judeus como "vermes" e como seria um "bon débarras", uma coisa boa, que a França se livrasse dos judeus, pelo menos os aqueles que não eram "nativos" da França.
Hoje, em todo o mundo, os idealistas seculares / laicistas falam como se fossem os guardiões da Verdade, uma Verdade que diz que a religião e a religião católica em especial, é algo que deve ser empurrado de volta para o domínio privado e desconsiderada da vida social e política democrática. Por uma questão de fatos, os idealistas seculares / laicistas, nas últimas décadas, lentamente transformaram a democracia em totalitarismo. E poucos são os que percebem essa manobra sutil.
A pergunta que eu faço é: por que os secularistas (uma minoria) acreditam que têm o direito de levar o resto da sociedade (a maioria) a negar os direitos fundamentais de expressão da religião em uma sociedade cujas raízes foram por tantos séculos religiosas? E para onde eles querem levar a sociedade? Qual é a sua agenda?
O Papa Bento XVI disse, em um discurso:
"Existem também - como já disse - formas mais sofisticadas de hostilidade à religião que, nos países ocidentais, ocasionalmente, encontram expressão em uma negação da história e da rejeição de símbolos religiosos que refletem a identidade e a cultura da maioria dos cidadãos. Muitas vezes, essas formas de hostilidade também fomentam o ódio e o preconceito, pois elas são incompatíveis com uma visão serena e equilibrada do pluralismo e da laicidade das instituições, para não falar do fato de que as próximas gerações correm o risco de perder contato com a inestimável herança espiritual de seus países." É um sinal de alerta. A História é uma grande mestra e infeliz daquele que não aprende com ela. O que acontece quando uma sociedade vira as costas para sua própria história e tentam reinventar uma nova sociedade sem passado?
Ao contrário das gritantes e estridentes manifestações secularistas exageradas, o Papa celebrou missa no Estádio Olímpico de Berlim, reunindo mais de 70000 pessoas.
Atendendo ao convite do Mateus, do HomensRacionais, resolvi enviar aqui meu exemplar para a corrente do "você sabe cantar?" e também para divulgar a campanha em prol da Somália.
Amo cantar e gosto muito de clássico, erudito, música sacra, gospel, etc. A canção escolhida foi a ária "va pensiero sull'ali dorate", da ópera Nabucco, de Verdi. A letra diz:
Va', pensiero, sull'ali dorate.
Va', ti posa sui clivi, sui coll,
ove olezzano tepide e molli
l'aure dolci del suolo natal!
Del Giordano le rive saluta,
di Sionne le torri atterrate.
O mia Patria, sì bella e perduta!
O membranza sì cara e fatal!
Arpa d'or dei fatidici vati,
perché muta dal salice pendi?
Le memorie del petto riaccendi,
ci favella del tempo che fu!
O simile di Solima ai fati,
traggi un suono di crudo lamento;
o t'ispiri il Signore un concento
che ne infonda al patire virtù
che ne infonda al patire virtù
al patire virtù!
Letra em português
Vá, pensamento, sobre as asas douradas
Vá, e pousa sobre as encostas e as colinas
Onde os ares são tépidos e macios
Com a doce fragrância do solo natal!
Saúda as margens do jordão
E as torres abatidas do sião.
Oh, minha pátria tão bela e perdida!
Oh lembrança tão cara e fatal!
Harpa dourada de desígnios fatídicos,
Porque você chora a ausência da terra querida?
Reacende a memória no nosso peito,
Fale-nos do tempo que passou!
Lembra-nos o destino de jerusalém.
Traga-nos um ar de lamentação triste,
Ou o que o senhor te inspire harmonias
Que nos infundam a força para suportar o sofrimento.
Mais uma vez o Logos está aqui para desmascarar o divulgador de mitos históricos. Desta feita analisaremos suas mentiras sobre Bruno e Vesálio, com ampla informação contextual histórica e sociológica.
Além do grande cientista católico Lavoisier, outros cientistas-mártires executados pela "deusa da razão" iluminista: Philippe-Frédéric de Dietrich (1748-1793), Nicolas de Condorcet (1743-1794), Jean Baptiste Gaspard Bochart de Saron (1730-1794), Guillaume-Chrétien de Lamoignon de Malesherbes (1721-1794), e Félix Vicq d'Azyr (1746-1794)
Neste vídeo eu desmascaro as mentiras do Yuri sobre a tática de usar a história de Hipátia de Alexandria como um meio de caluniar a Igreja, usando de simplismo e generalização.
O neoateísmo cresce em grande parte graças à mentiras e calúnias históricas, reducionismos e generalizações. Muitos neoateus não sabem diferenciar entre o indivíduo e a instituição católica, sentindo-se à vontade em usar da falácia da generalização apressada para enganar seus sequazes.
Enquanto há muitos ateus honestos e sinceros, que conhecem história e sabem que muita coisa não é esse maniqueísmo preto e branco, grupelhos neoateístas militantes, cujo objetivo muitas vezes não é o esclarecimento mas sim a ofensa, calúnia e difamação, usam de deformações e propaganda em grande parte para alimentar sua fome voraz de anticlericalismo.
Esses "fulanos ateus", que se dizem tão "racionais" e contra "mitologia", são na verdade, em grande parte, fabricantes de mitos sobre a Igreja.
Somente uma explanação correta dos fatos históricos pode funcionar como antídoto contra a verborragia mentirosa desses neoateus desonestos.
"É mais fácil acreditar em uma mentira que se tem ouvido mil vezes do que acreditar que um fato que ninguém tenha ouvido antes".
"Eu não estou chateado que você mentiu para mim. Eu estou chateado que a partir de agora eu não posso mais acreditar em você." - Nietzsche
"Invente uma grande mentira, torne-a simples, continue dizendo-a e, eventualmente, eles vão acreditar." - Hitler
É. Nisto vimos que o ateu aqui aprendeu bem.
*********************
Para saber mais e se inocular contra a praga das mentiras neoateístas:
"A Beleza da Razão: um reexame de Hipátia de Alexandria" - uma análise erudita da história de Hipátia, por Brian Whitfield
Resposta ao Matheus sobre suas alegações sobre a Idade Média e outros temas (que também serão abordados em outro vídeo), lembrando que as respostas aqui não servem só para ele mas também a todos os que usaram dessa propaganda cética iluminista (uma tática fraudulenta ateísta) para denegrir tudo da Idade Média, pintando as nossas épocas "pós-iluministas" como quase perfeitas (só não vê o erro dessa falácia quem não quer).
Resposta ao Matheus sobre o tópico "Universidades" e influência cristã medieval. Eu o refuto mostrando o complexo aspecto do fim do Império Romano, do barbarismo e do início da Idade Média e de como os ateus usam de falácias históricas para criticar o cristianismo.
Já está no ar o vídeo de apresentação do meu vlog Logos Apologética Cristã. Meu objetivo é dar respostas católicas e cristãs a muitos dos críticos e suas alegações. Por favor, peço a todos que deem a maior força, se inscrevendo e divulgando, para que assim eu possa colocar mais e mais respostas aos críticos da fé. O endereço do canal é http://www.youtube.com/user/Logosapologetica. Obrigado.
Sobre a pesquisa do Pentateuco
-
*Preste atenção nestas datas: 1878 > 1883 > 1974 > 1975 > 1976 > 1977*
A teoria clássica das fontes JEDP do Pentateuco, elaborada no século XIX
por Hupfeld...
Quais Impostos Devem ser Pagos no Início do Ano?
-
Passados os gastos com as festas de fim de ano, o consumidor inicia o novo
ano com uma série de obrigações, como a compra de materiais escolares, o
pagamen...
Introdução geral à Bíblia Sagrada
-
História dos hebreus Há pouco menos de quatro mil anos, vários povos viviam
às margens do Mediterrâneo, na Ásia e na África. Havia duas grandes
potências...
Thomas Pink on “official theology” (Updated)
-
At the *National Catholic Register*, Edward Pentin recently interviewed
philosopher Thomas Pink on the subject of the failure of the Church’s
leaders to ...
O fascismo tem origem no marxismo
-
*Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, façam o favor de
desmentir as provas que apresento nos meus romances.*
Por José Rodrigues dos Santos
A...
Aula 16: As religiões chinesas - Taoismo
-
O curso
A *aula 16* é a terceira dedicada às religiões do ramo extremo-oriental e
foca no taoismo.
Observação: Este curso foi ministrado pelo professor *Lu...
104 Taon ng Pagkakatatag: Sila raw ang tunay?
-
Originally posted at *Iglesia ni Cristo 33AD blog*
Tuwang-tuwa at galak na galak ang mga kaanib ng samahang tatag ni Ginoong
Felix Manalo ~ang *Iglesia Ni ...
Vamos rezar todos os dias de outubro!
-
Ontem, 29 de setembro, dia dos Santos Anjos — Festa de S. Miguel Arcanjo,
príncipe da Milícia Celeste, no calendário tradicional –, o Santo Padre o
Papa Fr...
Ressuscitando o Cordel
-
A Tribo estava isolada do mundo desde 08/07/2016; por problemas de nosso
cacique com alguns homens brancos exploradores e opressores.
Anteontem, a pedido ...
[TRADUÇÃO] Deus como Designer - Buddy Spaulding
-
Olá, leitores. Trago desta vez um texto traduzido por um amigo meu da
revista God and Nature, publicada pela *American Scientific Association*.
O texto dá...
A fé dos cientistas
-
A ciência propriamente dita assume pelo menos 4 coisas: 1. A uniformidade
da natureza, que leva os cientistas a assumir que o futuro vai ser como o
passado...
Nova parceira: Carvalho Arte Sacra
-
Nossos leitores sabem que acreditamos muito na função da beleza na
Liturgia. Não se trata de mero acessório estético; os mais belos
paramentos, as mais be...
Imigração à beira de destruir a Suécia
-
O paraíso feminista, secularista, multicultural e anti-Cristão com o nome
de Suécia está à beira de se tornar num país falhado. Para além da
mundialmente f...
Frei Rojão, volte para casa!
-
Frei, acabei de criar uma nova página para o senhor. Nós vamos conseguir
recuperar os membros. Não nos deixe, pois precisamos do senhor para
defender à Igr...
O teu olhar
-
por NICOLAU DE CUSA Tu não me abandonas, Senhor. De todos os lados me
proteges, porque cuidas de mim com a máxima diligência. O teu ser,
Senhor, não aban...
MEU ÚLTIMO POST NA VEJA
-
PF divulga trechos de conversa minha com Andrea Neves, uma das minhas
fontes, em que faço críticas a uma reportagem da VEJA. Pedi demissão.
Direção aceitou
La Resurrección y la teoría de las alucinaciones
-
*Entre los intentos por desacreditar la figura de los creyentes en Cristo y
su Resurrección, figura la llamada “teoría de las alucinaciones”. *
*Al mar...
Novo Blog!
-
Este blog mudou para http://VitorGrando.wordpress.com !
Tweet
Apologética, Filosofia Cristã, Filosofia da Religião, Alvin Plantinga,
Wolfhart Pannenberg
Jual Lemari Arsip Kantor Dan Rumah Jakarta Selatan
-
*Jual Lemari Arsip Kantor Dan Rumah Jakarta Selatan *
Jual lemari arsip kantor dan rumah di Jakarta Selatan dan sekitarnya
merupakan sebuah situs yang bisa...
Textos nacionistas
-
Artigos nacionistas de José Octavio Dettmann (2015-07-20) José Octavio
Dettmann – 01 – Uma economia sustentável pede uma vivência sustentável
(2015-07-20) ...
Uma merecida despedida
-
Caros amigos e leitores,
São Paulo, o Apóstolo das Gentes, escreveu em uma de suas cartas à
comunidade dos cristãos de Corinto a seguinte afirmação: “Qua...
A ascensão do ISIL e a atual crise do Oriente Médio
-
O presente cenário no Oriente Médio tem gerado confusão entre muitos
ocidentais. É um número tão grande de facções, divisões e seitas que a
imagem fica ain...
The Historical Word of GOD in glorious form!
-
*I would be hard pressed to convince if I were told that this one book
would change my studies and help enhance my love for the written Word of
GOD. I woul...
Fim
-
As atividades deste blog bem como a página de mesmo nome no Facebook estão
encerradas.
A burrice presente na internet só não é superada pela minha falta de ...
O Homem que era Quinta-Feira
-
Por Martin Gardner
Tradução de Mateus Leme
Publicado e traduzido o site: Book Sand Culture
O Homem que era Quinta-feira, uma obra-prima de G. K. Chesterton...
Não gostamos da evangelização cristã!
-
As pessoas não entendem direito porque os cristãos as evangelizam. Pensam
que é apenas uma imposição de crenças, que nós queremos apenas provar nosso
pont...
Hoje na história mórmon - 29 de fevereiro
-
O que aconteceu no 29 de fevereiro na história mórmon:
1844
Moses Smith e Rufus Beach ofereceram para se juntar à expedição que
pretendia explorar Oregon.
...
Maharaja
-
I have learned from past years that when I said I was going to do something
new for Ancient Scripts in the new year, I ended up not get to do them
because ...
PEDRO CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO
-
*A ACUSAÇÃO COMUM:*
É completamente infundada e absurda a Tradição católica que afirma que o
Apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.
*A VERDA...
patrickmadrid.com is the new home for this blog
-
At the urging of a priest friend of mine, Father Bud, I first launched this
little blog back on *November 8th, 2008*, and had no idea whether my
musings h...
Quer adicionar o seu blog em nossa lista ?
-
É simples. Clique aqui ou abaixo em "comentários", indicando os seguintes
dados de seu blog:
1. nome do blog;
2. endereço do blog;
3. Seu e-mail para fut...
HÁ ALGUMA COISA NOVA DEBAIXO DO SOL
-
O presidente da República é homem de sete instrumentos, ou de 70, quem
sabe. Ele canta, assobia, dança, toca piano, sopra flauta, maneja o
violino, discurs...
Sou apologista cristão, ilustrador e desenhista. "Sentire cum Ecclesia" é um termo que foi cunhado por Santo Inácio de Loyola - o fundador dos jesuítas. Significa "Pensar com a Igreja..."
Este é um blog "no Espírito de Bento XVI". Discuto Teologia Católica, ecumenismo, as relações inter-religiosas, história, liturgia, filosofia e temas que são quentes no mundo eclesiástico! Por favor, comente - com mansidão e reverência! Imagine o seu tempo aqui sentado à minha mesa depois do jantar, enquanto a garrafa de vinho do porto está sendo servida. Nb. Você deve dar seu nome e endereço de e-mail (não será mostrado) para enviar mensagens. Seu primeiro post terá de ser aprovado pelo dono do blog . Depois disso, você pode enviar quantas vezes quiser (a menos que você quebre as regras de etiqueta, e então eu o coloco na "lista negra". Você foi avisado!) Nosso lema a este blog é: "examinai todas as coisas, retende o que é bom" (ITs. 5,21)