Mateus, Marcos e Lucas registraram na Bíblia uma cura milagrosa que ocorreu perto de Jericó. (Mateus 20,29-34; Marcos 10,46-52; Lucas 18,35-43) Mateus e Marcos dizem que Jesus realizou esse milagre quando ele estava “saindo” de Jericó, mas Lucas diz que isso ocorreu quando Jesus estava “chegando” perto de Jericó.
Nos dias de Jesus, será que existia só uma cidade chamada Jericó ou duas? O livro
Bible Then & Now (A Bíblia, Ontem e Hoje) responde: “Na época do Novo Testamento, Jericó tinha sido reconstruída a cerca de uma milha (1,6 quilômetro) ao sul da cidade antiga. Herodes, o Grande, havia construído um palácio de inverno ali.” Isso é confirmado pelo livro
Archaeology and Bible History (A Arqueologia e a História Bíblica), que diz: “A Jericó do tempo de Jesus era uma cidade dupla. . . . A antiga cidade judaica ficava a cerca de uma milha da cidade romana.”
Assim, Jesus talvez tenha realizado o milagre quando estava saindo da cidade judaica e se aproximando da cidade romana ou vice-versa. Portanto, fica claro que conhecer as circunstâncias que existiam no tempo da escrita dos acontecimentos ajuda a esclarecer o que poderia parecer uma contradição.
22 comentários:
Muito bom!!!!!!!
mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??
mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??
Muito bom!
Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.
Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.
Este artigo religioso foi copiado das testemunhas de Jeová,e de livros religiosos supostamente "arqueológicos".
Mateus diz saindo, foram curado dois; Marcos, tb quando saía, Bartolomeu foi curado (com certeza falam de momentos diversos e pode ser no mesmo dia ou dias diferentes, ou seja, um pormenor insignificante e se havia duas ou mais Jericó, pouca importância tem); Lucas, fala de outro milagre, quando aproximava de Jericó, um cego foi curado. Destes cegos, apenas Bartolomeu é identificado, certamente porque enxergava dantes e, por alguma circunstância havia perdido a visão ( pouco importa se acidental, proposital ou por maldade de terceiros). O que importa é a mensagem. Tem muitos cegos na igreja e fora dela (os tementes) que vivem pela misericórdia de Deus e que deveriam, por conhecer a Deus, manter uma relação de amizade íntima para que não precisem viver pela misericórdia, mas pela bondade, ou seja, sê pela bondade todas as muralhas caem e você nem vê porque Deus é amigo fiel e faz tudo por você, sem que sequer veja, contudo, aqueles que vivem pela misericórdia são aqueles que procuram Deus quando precisa ou que sente as dificuldades do deserto. Sejam verdadeiros cristãos e vivam à sombra do Onipotente, vivam pela graça.
Gostei do artigo é de grande proveito saber estes pormenores para o estudo e pregação dá palavra....Agora mesmo estou estudando marcos 10:46 que fala de Bartimeu...E mais..Se está na Bíblia porque é pra estudar.
Verdadeiramente o que esta em fogo foi a cura que JESUS realizou e não a cidade de jericó!!
Show de glória! Verdadeiramente são duas Jericó. Uma do A.T e outra citada no N.T.
Escavações arqueológicas comprovaram isso. Escavações feitas pelo arqueólogo Ernest Sellin, diferenciaram ambas as cidades.
A Jericó do A.T está localizada na atual Tel es Sultan.
A Jericó do N.T. foi localizada ao sul do Vale do Jordão. Aonde Marco Antonio presenteou a Cleópatra e Herodes, o Grande, edificou seu palácio de inverno.
Nesta Jericó, Jesus curou dois cegos (Mt 20.29-34), o cego Bartimeu (Mc 10.46) e aonde ocorreu a conversão de Zaqueu (Mc 10.46).
Amei o artigo!
Parabéns!
A paz do Senhor.
Gostei do arquivo, foi de muito proveito, parabéns.
Gostei do arquivo, foi de muito proveito, parabéns.
Aí está a visão de cada escritor da bíblia , mais o fundamento é que existiu 2 cidade no tempo de Jesus , e antes já existente uma edificada pelos caldeus e outra por hielá 1 Reis cap 16 vs 34 ,vs tem que ver as concordância da bíblia, não ficar preso em um texto.
Glória à Deus, isso mesmo existiam 2 cidades uma fundada pelos Cananeus e outra Jericó pelo rei Herodes
ma
Josué 6v26 diz que Jericó foi totalmente destruída e que seria maldição para aquele que a reedificase
Se sao duas porque a maldição (Josue 6.26), sobrcaiu amaldicão sobre o primogênito construiu e o mais novo quando colocou os portões(Se fosse uma outra cidade não haveria maldição. Vamos analisar a bíblia.) 1Reis 16.34
E como a passsgem e o livro de jo ja fica no meio da biblia mas a historia se dar antes de Abraão
Lucas escreveu o seu livro baseando-se em relatos, ele foi um brilhante investigador ou historiador.
Marcos escreveu o seu livro segundo relatos do apóstolo Pedro. Pedro andou com Jesus... a pontos de vista de diversos ângulo na história, e nenhum testemunho será idêntico em seu relatório. Mais devemos focar nas evidências para onde os olhos das testemunhas apontam. Quem esteve lá ?
A onde aconteceu o fato ?
O que de fato aconteceu ?
Não existem contradições na palavra de Deus e sim nas palavras de homens.
Observem que o milagre foi realizado por Jesus, os cegos ou o cego isso, depende de quem estava perto ou distante. Um viu apenas um o outro que possivelmente poderia está perto viu antes ou em seguida Jesus curar outro. O importante é; Jesus Cristo cura !!
A Jericó destruida por Deus na época de Josué foi edificada pelos cananeus, a do N T nào sei quem edificou, só sei que esse tal de Marcos Antônio deu pra essa Cleópatra e Herodes o grande construiu um palácio lá.
Agora,pouco importa se entrava, saia ou perto,o importante foi que Jesus curou ali o ou os cegos e ele ou eles sairam saltando de alegria!!!
Postar um comentário