Você sabia? Jericó — uma cidade ou duas?

quinta-feira, 3 de março de 2011


Mateus, Marcos e Lucas registraram na Bíblia uma cura milagrosa que ocorreu perto de Jericó. (Mateus 20,29-34; Marcos 10,46-52; Lucas 18,35-43) Mateus e Marcos dizem que Jesus realizou esse milagre quando ele estava “saindo” de Jericó, mas Lucas diz que isso ocorreu quando Jesus estava “chegando” perto de Jericó.
Nos dias de Jesus, será que existia só uma cidade chamada Jericó ou duas? O livro Bible Then & Now (A Bíblia, Ontem e Hoje) responde: “Na época do Novo Testamento, Jericó tinha sido reconstruída a cerca de uma milha (1,6 quilômetro) ao sul da cidade antiga. Herodes, o Grande, havia construído um palácio de inverno ali.” Isso é confirmado pelo livro Archaeology and Bible History (A Arqueologia e a História Bíblica), que diz: “A Jericó do tempo de Jesus era uma cidade dupla. . . . A antiga cidade judaica ficava a cerca de uma milha da cidade romana.”
Assim, Jesus talvez tenha realizado o milagre quando estava saindo da cidade judaica e se aproximando da cidade romana ou vice-versa. Portanto, fica claro que conhecer as circunstâncias que existiam no tempo da escrita dos acontecimentos ajuda a esclarecer o que poderia parecer uma contradição.

26 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!!!!!!!

Unknown disse...

mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??

Unknown disse...

mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??

Unknown disse...

Muito bom!

Unknown disse...

Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.

Unknown disse...

Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.

Unknown disse...

Este artigo religioso foi copiado das testemunhas de Jeová,e de livros religiosos supostamente "arqueológicos".

Unknown disse...

Mateus diz saindo, foram curado dois; Marcos, tb quando saía, Bartolomeu foi curado (com certeza falam de momentos diversos e pode ser no mesmo dia ou dias diferentes, ou seja, um pormenor insignificante e se havia duas ou mais Jericó, pouca importância tem); Lucas, fala de outro milagre, quando aproximava de Jericó, um cego foi curado. Destes cegos, apenas Bartolomeu é identificado, certamente porque enxergava dantes e, por alguma circunstância havia perdido a visão ( pouco importa se acidental, proposital ou por maldade de terceiros). O que importa é a mensagem. Tem muitos cegos na igreja e fora dela (os tementes) que vivem pela misericórdia de Deus e que deveriam, por conhecer a Deus, manter uma relação de amizade íntima para que não precisem viver pela misericórdia, mas pela bondade, ou seja, sê pela bondade todas as muralhas caem e você nem vê porque Deus é amigo fiel e faz tudo por você, sem que sequer veja, contudo, aqueles que vivem pela misericórdia são aqueles que procuram Deus quando precisa ou que sente as dificuldades do deserto. Sejam verdadeiros cristãos e vivam à sombra do Onipotente, vivam pela graça.

Robério santos disse...

Gostei do artigo é de grande proveito saber estes pormenores para o estudo e pregação dá palavra....Agora mesmo estou estudando marcos 10:46 que fala de Bartimeu...E mais..Se está na Bíblia porque é pra estudar.

elisabete chagas disse...

Verdadeiramente o que esta em fogo foi a cura que JESUS realizou e não a cidade de jericó!!

Missionária Rebran disse...

Show de glória! Verdadeiramente são duas Jericó. Uma do A.T e outra citada no N.T.
Escavações arqueológicas comprovaram isso. Escavações feitas pelo arqueólogo Ernest Sellin, diferenciaram ambas as cidades.
A Jericó do A.T está localizada na atual Tel es Sultan.
A Jericó do N.T. foi localizada ao sul do Vale do Jordão. Aonde Marco Antonio presenteou a Cleópatra e Herodes, o Grande, edificou seu palácio de inverno.
Nesta Jericó, Jesus curou dois cegos (Mt 20.29-34), o cego Bartimeu (Mc 10.46) e aonde ocorreu a conversão de Zaqueu (Mc 10.46).
Amei o artigo!
Parabéns!
A paz do Senhor.

Luiza Lima disse...

Gostei do arquivo, foi de muito proveito, parabéns.

Luiza Lima disse...

Gostei do arquivo, foi de muito proveito, parabéns.

Unknown disse...

Aí está a visão de cada escritor da bíblia , mais o fundamento é que existiu 2 cidade no tempo de Jesus , e antes já existente uma edificada pelos caldeus e outra por hielá 1 Reis cap 16 vs 34 ,vs tem que ver as concordância da bíblia, não ficar preso em um texto.

SANDRO CAMARGO-(65)984687040 disse...

Glória à Deus, isso mesmo existiam 2 cidades uma fundada pelos Cananeus e outra Jericó pelo rei Herodes

Unknown disse...

ma

Unknown disse...

Josué 6v26 diz que Jericó foi totalmente destruída e que seria maldição para aquele que a reedificase

Unknown disse...

Se sao duas porque a maldição (Josue 6.26), sobrcaiu amaldicão sobre o primogênito construiu e o mais novo quando colocou os portões(Se fosse uma outra cidade não haveria maldição. Vamos analisar a bíblia.) 1Reis 16.34

Unknown disse...

E como a passsgem e o livro de jo ja fica no meio da biblia mas a historia se dar antes de Abraão

Unknown disse...

Lucas escreveu o seu livro baseando-se em relatos, ele foi um brilhante investigador ou historiador.
Marcos escreveu o seu livro segundo relatos do apóstolo Pedro. Pedro andou com Jesus... a pontos de vista de diversos ângulo na história, e nenhum testemunho será idêntico em seu relatório. Mais devemos focar nas evidências para onde os olhos das testemunhas apontam. Quem esteve lá ?
A onde aconteceu o fato ?
O que de fato aconteceu ?
Não existem contradições na palavra de Deus e sim nas palavras de homens.
Observem que o milagre foi realizado por Jesus, os cegos ou o cego isso, depende de quem estava perto ou distante. Um viu apenas um o outro que possivelmente poderia está perto viu antes ou em seguida Jesus curar outro. O importante é; Jesus Cristo cura !!

Unknown disse...

A Jericó destruida por Deus na época de Josué foi edificada pelos cananeus, a do N T nào sei quem edificou, só sei que esse tal de Marcos Antônio deu pra essa Cleópatra e Herodes o grande construiu um palácio lá.

Unknown disse...

Agora,pouco importa se entrava, saia ou perto,o importante foi que Jesus curou ali o ou os cegos e ele ou eles sairam saltando de alegria!!!

Unknown disse...

Paz do senhor meu irmão acho que vc não entendeu o texto como pode ser só uma cidade sendo que lucas conta que isso acontece na chegada enquanto mateus e marcos conta que isso ocorreu na saída?
É preciso avaliar essa questão até por que mateus conta que era dois cegos observe que MT não detalhou esse milagre
Já MC conta essa história de forma detalhada descobrimos em MC que o nome de um dos cego era bartimeu esse foi curado quando jesus tava saindo da cidade bartimeu estava mendigando na beira do caminho.
LC contou a história do outro cego não revelando o nome mais ele diz que esse foi curado enquanto Jesus se aproximava da cidade depois que Jesus cura esse cego no CP 19 Jesus entra em Jericó salva Zaqueu e na saída cura bartimeu.
Juntando marcos e lucas é uma só história só que de forma detalhada marcos conta a história de bartimeu e lucas conta do outro cego que vai dar o mesmo resultado de MT que diz que era dois cegos.

Unknown disse...

Havia sim duas cidades, e nosso irmão aplicou certo a necessidade de se conhecer os detalhes geográficos da época, então vem alguns ai que gostam de polemizar sem conhecimnetos precisos e fundados...
A primeira Jericó foi conquistada por Josué, e logo amaldiçoada, 500 anos depois hiel o betelita a reconstruiu perdendo seus dois filhos.
Mais tarde Herodes tbm construiu uma outra Jericó , com uma estrada que cortva o deserto da judeia até Jerusalém em 28 km
Estudar é organizar um bom ensino.

Evaristo Xavier disse...

EXAMINEM O LIVRO DE JOSUÉ, NA VITORIA SOBRE JERICÓ, ALI FALA QUE JOSUE DEPOIS QUE JERICÓ FOI DESTRUIDA ELE AMLDIÇUOU AQUELE QUE TENTASE RECONSTRUIR A CIDADE, E ANOS DEPOIS VEIO UM E A RECOSNTRUIU UM POUCO LONGE DA ANTIGA, E NÁ ÉPOCA DE JESUS TINHA A JERICÓ ANTIGA ( OS ESCOMBROS) E A RECOSNTRUIDA, QUANDO SE SAIA DE UMA , SE ENTRAVA NA OUTRA, ISSO É BIBLIA, EXAMINEM, E UM DETALHE, O CONSTRUTOR DA NOVA MESMO SENDO UM POUCO MAIS LONGE, FOI MALDITO E A MALDIÇÃO ACONTECEU SOBRE A VIDA DELE, LEIAM NA BIBLIA SOBRE A DERRUBADA DE JERICO E E ESTUDEM, É QUE UM COMENTAR QUER QUER VER PROVAS.

Walter Passos disse...

Excelente explicação

Postar um comentário