Apresentação

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sejam bem-vindos a meu blog, o Sentir com a Igreja. Por que este nome? Bem, a frase "Sentire cum Ecclesia" de Santo Inácio de Loyola não foi criada à toa! Eu quero dizer que precisamos levar em conta o contexto histórico de Santo Inácio, que foi a época da Reforma, com um número de seitas se levantando contra a Igreja Católica Romana. E, para Santo Inácio, o "sentire cum Ecclesia" era a força vinculativa, por assim dizer, o que impediria mais cismas.
Em suma, a frase significa fidelidade à Igreja, que, em última análise enuncia fidelidade a Cristo. Podemos seguir o espírito de Inácio, em seguida, para ser verdadeiramente fiel a Cristo e à Sua Igreja.
Eu sempre amei a História, doutrina e teologia da Igreja Católica. Sua história de 2000 anos tem muitos elementos interessantes. Para aqueles que somente se lembram de certos momentos tristes (e às vezes mal-interpretados) da história humana da Igreja (como Inquisição, Cruzadas, etc.) lembro-lhes que a Igreja é humana e divina sendo que é a primeira parte que é falha, não a divina. A Igreja não é "santa e pecadora" mas santa com membros pecadores.
Minha intenção com este blog é apresentar textos, artigos, informações, podcasts e vídeos tanto produzidos por mim como condensados de outras fontes. Enfim, tudo o que for de útil e construtivo para a formação de todo cristão consciente, católico e irmãos protestantes sinceros, que queiram ter sólidos materiais para sua informação cristã.
Meu objetivo é publicar material de conteúdo de apologética à Igreja Católica, que é a Igreja de Cristo. Mas também postarei material que creio ser edificante e construtivo (e não contra a fé católica) que possa ser escrito até por autores não-católicos. Quando citado de uma fonte não-católica não significa que endosso todos os pontos de vista ou crença da origem mas somente o artigo ou informação citada (que vejo ser útil aos católicos). Se em qualquer momento perceberem algum erro ou quiserem fazer observação, estou à disposição para quaisquer eventuais correções. Todos estão convidados a participar para uma edificação cristã e sadia.
No universo da Internet há muitos sites contra a Fé, que atentam contra Cristo. Meu objetivo é colaborar com meus irmãos católicos a defender e falar dos valores da Igreja Católica, que é a "coluna e pilar da verdade" (ITm. 3,15).

0 comentários:

Postar um comentário