As ideias e os equívocos questionam

sábado, 31 de julho de 2010

1. Idéias a gosto do freguês

Abra os jornais. Ligue o rádio ou a TV. Leia as revistas informativas.

Ouça os comentários numa roda de conversa. E perceba quantas idéias contraditórias sobre o mesmo assunto. E, por vezes, quanta ignorância con-frangedora sobre questões vitais. Problemas fundamentais tratados com su-perficialidade e com destemida ignorância. E como facilmente se formam as ideologias, sempre com o desaguadouro na heresia. (Ideologia: escolhe-se uma parte do todo, da verdade, e sobre ela se assentam todas as baterias para firmar uma tese com exclusão azeda e agressiva de todas as demais verdades ou afirmações que não combinem com aquela verdade.)

Você terá reparado que desastre quando os Meios de Comunicação Social e muitas conversas caem sobre a Igreja e sua finalidade, sobre a defesa dos direitos humanos, Justiça, e por aí afora! Principalmente por parte de certa imprensa, bem caracterizada por seu ranço aquinhoado com o dom da infalibilidade ... Em geral há um desconhecimento descomunal- por ignorância ou por malícia - sobre a Igreja e sua fInalidade. E daí aparecem as opiniões e as soluções desde as grossuras afanásicas até ...

AfInal, quando esse mundo de gente fala sobre Religião-Igreja e assuntos afins, quando é que esses senhores - muitas vezes donos da verdade - se interessaram em saber o que Deus pensou a respeito disso tudo? Se existe algum Plano que Ele teria revelado? Esta é a indagação fundamental, de raiz, e não escapulir para respostas apressadinhas do surrado chavão "eu acho, eu não acho" ... - E Deus, o que é que Ele acha?

2. Felicidade e Ambiguidades

O desejo mais inato do homem, a aspiração que vem das suas profundezas é uma só: a Felicidade. Tudo o que o homem faz, consciente ou inconscientemente, tende a uma só coisa: a Felicidade! Ser feliz, realizar-se! Mas por que, criado para ser feliz, ele entra em choque com tantas contradições, tantas ambigüidades? Por que? Somos todos tão semelhantes, com a mesma insubstituível aspiração, e por que uns têm todas as chances, e outros, nenhuma, sempre na pior? Por que só 1/3 da humanidade tem tudo e 2/3 gassam fome? Por que a cada 10 anos que passam 50% da população humana come menos? Por que 77 milhões de brasileiros não têm alimentação suficiente, e o Brasil, economicamente falando, é a 5.a maior potência - está acima da própria Inglaterra! - e, de outro lado, em desnível social é o maior do mundo, só abaixo da Nigéria? E por que esse mesmo Brasil é atualmente o 5.° maior exportador de armas para matar os irmãos das fronteiras e d'além Atlântico? Essas e outras ambiguidades, colocadas em projeção de futuro são assustadoramente terriveis: o Brasil tem hoje 36 milhões de menores carentes, dos quais, 7 milhões são menores abandonados. Mais cores no quadro? São 36 milhões de analfabetos ... E não entremos nos números e percentis que falam dos desníveis salariais. E quando é negada ao pobrezinho a felicidade da saúde porque os safados Milréus roubam o Inamps para construir vivendas nababescas? E como entender a ambiguidade mais safada que se instalou no Brasil: a impunidade dos roubos e crimes contra a felicidade do povo? .. Por que? ..

3. A Resposta que todos nós acertamos

Faça uma entrevista, converse um bocado com todo o pessoal que já mencionamos aqui: com a Joana e a Maria e o bom Pinheiro belorizontino; tire um dedo de prosa com a sofrida gente do relatório Marins; ouça, vá até os bravos moradores do Camucim - PB e pergunte-Ihes por que a persistência contra dezenas de sucessivos processos expulsatórios; veja aquele beberrão deitado na calçada; fale com o mendigo ceguinho esperando a esmola; veja se pode fazer algumas perguntas às pobres, infelizes irmãzinhas da calçada. Agora entre nas fábricas, nos escritórios, em qualquer casa de família, puxe uma conversa com os passageiros da terra, do mar e do ar. (Pela janela do escritório vejo o cruzar contínuo de carros sobre o "Minhocão" da Paulicéia: das seis da manhã à meia-noite. Se eu pudesse parar um por um e conversar com cada pessoa!) Converse com o Papa, com o Rei e o Presidente, desça a escala até ... a cadeia: tire uma prosa com os encarcerados ... Com cada habitante da terra, desde o começo do mundo ...

E, você, depois de umas tantas perguntas, vai ter uma só resposta de cada uma e de todas as pessoas do mundo. À última pergunta que você lhes fizer, yai obter uma resposta-a Resposta: quero ser feliz! A Felicidade! No fundo de todas as aspirações e de todas as tentativas humanas, mesmo nas mais absurdas e contraditórias, mesmo no balbuciar ou no gesto da criança que agarra seu brinquedo, só há uma aspiração, um desejo: FELICIDADE; ser feliz !

Em meio a todas essas ambigüidades e contradições, o homem se pergunta: há Felicidade? O que é a Felicidade? Por que esse desejo inato de ser feliz e não poder realizar esse desejo? Donde vem essa aspiração? Por que para uns, SIM - e, para outros, NÃO? Por que somos assim? Por nós mesmos é que o somos? Haverá algo mais, atrás disso tudo? ... (continua)

Fonte: "O Plano de Deus", de J. Ribolla, CSSR (Editora Santuário)

0 comentários:

Postar um comentário