Assassinato numa festa de aniversário

domingo, 29 de agosto de 2010

JESUS, depois de dar instruções aos seus apóstolos, enviou-os aos pares ao território. É provável que os irmãos Pedro e André fossem juntos, assim como Tiago e João, Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, Tiago e Tadeu, e Simão e Judas Iscariotes. Os seis pares de evangelizadores proclamavam as boas novas do Reino e realizavam curas milagrosas aonde quer que fossem.
Ao mesmo tempo, João Batista ainda estava na prisão. Já estava ali quase dois anos. Deve lembrar-se de que João havia declarado publicamente que era errado Herodes Ântipas tomar por mulher Herodias, esposa de seu irmão Filipe. Visto que Herodes Ântipas afirmava seguir a Lei mosaica, João expusera corretamente esta união adúltera. Foi por isso que Herodes mandara que João fosse lançado na prisão, talvez às instâncias de Herodias.
Herodes Ântipas dava-se conta de que João era homem justo, e até mesmo o ouvia com prazer. Por isso não sabia o que fazer com ele. Herodias, por outro lado, odiava a João e buscava a morte dele. Finalmente surgiu a oportunidade que esperava.
Pouco antes da Páscoa de 32, Herodes providenciou uma grande celebração do seu natalício. Reuniram-se para a festa todos os altos funcionários e oficiais do exército de Herodes, bem como os principais cidadãos da Galiléia. No decurso da noitinha, Salomé, filha jovem de Herodias com o seu ex-marido Filipe, foi mandada dançar perante os convivas. Os homens presentes ficaram encantados com a sua dança, que sem dúvida era muito fascinante.
Herodes ficou muito satisfeito com Salomé. “Pede-me o que quiseres, e eu to darei”, disse ele. Até mesmo jurou: “O que for que me pedires, até a metade do meu reino, eu to darei.”
Antes de responder, Salomé saiu para consultar sua mãe. “Que devo pedir?” perguntou.
Por fim surgiu a oportunidade! “A cabeça de João Batista”, respondeu Herodias sem hesitação.
Salomé voltou depressa a Herodes e pediu: “Quero que me dês imediatamente, numa travessa, a cabeça de João Batista.”
Herodes ficou muito aflito. Mas, visto que seus convidados haviam ouvido seu juramento, ficaria embaraçado se não o cumprisse, embora significasse assassinar um homem inocente. Mandou-se imediatamente um executor à prisão, com essas instruções horríveis. Este voltou pouco depois com a cabeça de João numa travessa, que entregou a Salomé. Esta, por sua vez, levou-a à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam o que tinha acontecido, vieram e removeram o cadáver dele, e o enterraram, e depois relataram o caso a Jesus.
Mais tarde, quando Herodes soube de Jesus curar pessoas e expulsar demônios, ficou com medo, temendo que Jesus fosse realmente João ressuscitado dentre os mortos. Daí, ele desejava muito ver a Jesus, não para ouvir sua pregação, mas para confirmar se os seus temores tinham fundamento, ou não. Mateus 10,1-5; 11,1; 14,1-12; Marcos 6,14-29; Lucas 9,7-9.

Fonte: extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário