Conduta santa na família

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quando Pedro citou Levítico 11,44, ele usou a palavra grega hágios, que significa “separado do pecado e, portanto, consagrado a Deus, sagrado”. (An Expository Dictionary of New Testament Words [Dicionário Expositivo de Palavras do Novo Testamento], de W. E. Vine) Como deve afetar isso nossa vida familiar cristã? Certamente, deve significar que nossa vida familiar deve basear-se no amor, porque “Deus é amor”. (1 João 4,8) O amor abnegado é o óleo que lubrifica o relacionamento entre os cônjuges, e entre pais e filhos. — 1 Coríntios 13,4-8; Efésios 5,28, 29, 33; 6,4; Colossenses 3,18.21.
Talvez pensemos que a expressão de tal amor é automática numa família cristã. No entanto, é preciso admitir que em alguns lares cristãos o amor nem sempre prevalece no grau em que devia. Talvez pareça manifestar-se na igreja, mas como é fácil nossa santidade diminuir no ambiente doméstico! Podemos então de repente esquecer-nos de que a esposa ainda é nossa irmã cristã ou de que o marido ainda é o mesmo irmão  respeitado na igreja. Os nervos ficam à flor da pele, e podem surgir discussões acaloradas. Pode até acontecer de aos poucos irmos desenvolvendo dois padrões de comportamento. Então não é mais um relacionamento cristão entre marido e esposa, mas apenas homem e mulher em discórdia. Esquecem-se de que o lar deve ter um ambiente santo. Eles talvez comecem a falar como as pessoas do mundo. A esta altura, como é fácil fazer observações sarcásticas e cortantes! — Provérbios 12,18; note Atos 15,37-39.
No entanto, Paulo aconselha: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra pervertida [em grego: lógos saprós, “conversa torpe”, portanto, que não é santa], mas a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, para que confira aos ouvintes aquilo que é favorável.” E isto se refere a todos os ouvintes na casa, incluindo os filhos. — Efésios 4,29; Tiago 3,8-10.
Esta orientação sobre a santidade aplica-se também aos filhos na família cristã. É muito fácil voltarem da escola e começarem a imitar a conversa rebelde e desrespeitosa dos colegas do mundo. Jovens e crianças, não se deixem levar pelas atitudes dos que atualmente imitam os meninos grosseiros que insultaram o profeta de Deus com sua linguagem suja e blasfema! (2 Reis 2,23.24) A conversa de vocês não deve ser aviltada pela linguagem obscena de rua, de gente sem nenhuma consideração ou preguiçosa demais para usar palavras decentes. Por sermos cristãos, nossa linguagem deve ser santa, agradável, edificante, bondosa e “temperada com sal”. Deve diferenciar-nos de outras pessoas. — Colossenses 3,8-10; 4,6.

Várias personalidades da Igreja manifestaram-se sobre o valor intríseco da família:

Toda a riqueza do mundo não pode ser comparada com a felicidade de viverem juntos e felizes.(Beata Margarida d'Youville)

A mulher é o coração da casa. Rezemos para que nós, mulheres, percebamos a razão da nossa existência: amar e sermos amadas e, por este amor, nos tornarmosinstrumentos da paz no mundo.(Madre Teresa de Calcutá)

Acho que o mundo hoje está de cabeça para baixo. Todo mundo parece estar com tanta pressa, ansiosos por um maior desenvolvimento e grandes riquezas e assim por diante. Há muito sofrimento porque existe tão pouco amor no lar e em família. Não temos tempo para nossos filhos, não temos tempo para o outro, não há tempo para apreciarmos uns aos outros. No lar começa a destruição da paz do mundo.(Madre Teresa de Calcutá)

As palavras daqueles que educam seus filhos serão como o leite se forem boas, mas como o veneno mortal se forem más.(Papa S. Gregório)

Manter uma família alegre exige muito dos pais e dos filhos. Cada membro da família tem de se tornar, de uma maneira especial, servo dos outros.(Papa João Paulo II)

A coisa mais importante que um pai pode fazer pelos seus filhos é amar a mãe deles.(Theodore Hesburg)

A primeira coisa que uma pessoa encontra na vida e a última em que ele segura a sua mão, e o mais precioso que possuem, mesmo sem perceber, é a vida familiar.(Beato Adolph Kolping)

O grande perigo para a vida familiar, no meio de uma sociedade cujos ídolos são o prazer, conforto e independência, reside no fato de que as pessoas fecham seus corações e tornam-se egoístas.(Papa João Paulo II)


Condensado de revistas cristãs e adaptado por Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário