O que é a Tradição?

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma disputa comum entre protestantes e católicos é a utilização da Tradição como um meio oficial de passagem da revelação divina. A maioria dos protestantes , naturalmente, apenas aceitam a Bíblia como uma fonte autorizada , mas os católicos reconhecem tanto a Sagrada Escritura e a Sagrada Tradição como um meio pelo qual Deus se revelou e seu plano salvífico. No entanto, tenho encontrado em muitos dos meus próprios debates com os não-católicos (e às vezes católicos ), que muitos não compreendem exatamente o que é a Tradição .


nicaea creedPor um longo tempo, mesmo depois que me tornei católico, eu via a Tradição como constituída unicamente dos escritos de Concílios, encíclicas e os santos (especialmente os primeiros Padres da Igreja). E eu acho que a maioria dos protestantes tinha esta mesma percepção. No entanto, isto transfere uma falha no pensamento da Reforma, que somente vê a palavra escrita como a única maneira garantida de transmissão de conhecimento. Trata-se de uma falha concebida na era da imprensa, e que Jesus claramente não partilhava, pois ele não escreveu nada nem mandou ninguém escrever qualquer coisa .
A Tradição inclui, naturalmente, esses escritos, mas é principalmente a vida da Igreja, que é o útero desses escritos ( incluindo os escritos da Bíblia ). Esta vida é composta de católicos fiéis, pregação e adoração, e de uma maneira especial que inclui a liturgia, que é a vida da Igreja em seu nível mais fundamental. A liturgia é a ação em que estamos unidos ao nosso Deus Trino, e é o principal meio em que a nossa fé é transmitida de geração em geração .
Podemos ver um exemplo disto nos debates arianos do séc. IV. Ário e seus seguidores afirmavam que Jesus era uma criação exaltada - o primogênito de Deus , mas criado. Até este momento, não houve concílios para refutá-lo, nem encíclicas papais  e os escritos de teólogos e mesmo dos santos eram um tanto conflituosos e não muito claros. E as Escrituras por si só não resolvem o problema - em algumas passagens Jesus parece ser igual a Deus, e em outras não. Os arianos liam muito as Escrituras em seus argumentos e gostavam de citar a Bíblia em sua defesa. No entanto, os ortodoxos tinham um "trunfo", por assim dizer: eles lembraram a todos que, na liturgia, eles já adoravam Jesus ao longo dos últimos 300 anos. E todos estavam de acordo em que só Deus deveria ser adorado. Portanto Jesus deve ser Deus. Assim, a vida da Igreja, vivida na liturgia, é o que transmitiu esta verdade fundamental sobre o nosso Salvador por 300 anos, antes que fosse formalizada nos decretos do Concílio. Sem tradição, continuaríamos a debater a divindade de Cristo. ( Isto mostra também que o Concílio de Nicéia não "inventou" a divindade de Cristo - como um certo autor afirma - , mas apenas afirmou o que já era praticado e o que a Igreja cria .)
Para aqueles interessados em ver como a vida da Igreja transmitia as crenças cristãs de geração em geração antes que a palavra escrita se tornasse primordial no século XV, eu recomendo o volume nº5 da Tradição Cristã, de Jaroslav Pelikan.

Fonte: http://ericsammons.com/blog
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário