PAPA EM LONDRES: EDUCAR SIGNIFICA FORMAR A PESSOA HUMANA

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Londres, 17 set (RV) - Bento XVI encontra-se no Reino Unido em sua 17ª viagem apostólica internacional.

Depois de passar pela Escócia, o Papa chegou a Londres na noite de ontem, e na manhã desta sexta-feira encontrou-se com o mundo da educação católica no Saint Mary's University College de Twickenham, localizada a 12 quilômetros da capital inglesa.

Ali, Bento XVI inaugurou a Fundação João Paulo II para o Esporte, uma entidade católica que busca promover os valores esportivos em honra ao falecido pontífice.

Em seu discurso aos professores e religiosos, Bento XVI homenageou a notável contribuição que os religiosos e as religiosas deram à Inglaterra no nobre dever da educação.

'Aos homens e mulheres que dedicaram suas vidas ao ensino dos jovens, desejo expressar meus sentimentos de profunda gratidão. Vocês formam as novas gerações não apenas no conhecimento da fé, mas em cada aspecto do que significa viver como cidadãos maduros e responsáveis no mundo atual' – frisou Bento XVI.

'Como vocês sabem, a tarefa do professor não é apenas passar informações ou providenciar uma preparação técnica para trazer benefícios econômicos à sociedade; a educação não é e não deve ser mais considerada como puramente utilitarista. Ela deve formar a pessoa humana, prepará-la para viver a vida na plenitude – em poucas palavras se refere a educar para a sabedoria' – disse ainda o Santo Padre.

O Pontífice ressaltou que a dimensão transcendente do estudo e do ensino foi compreendida pelos monges que desse modo muito contribuíram na evangelização do Reino Unido. 'Penso nos beneditinos que acompanharam Santo Agostinho em sua missão na Inglaterra, nos discípulos de São Columba que difundiram a fé na Escócia e na Inglaterra do Norte, em São Davi e nos seus companheiros em Gales' – sublinhou Bento XVI.

O Papa recordou os religiosos que nos dias de hoje têm como carisma a educação dos jovens. 'Agradeço a Deus pela vida e o trabalho da Venerável Mary Ward, nascida nesta terra, cuja visão pioneira de vida religiosa apostólica para as mulheres, deu vários frutos' – frisou o Santo Padre.

Enfim, o pontífice agradeceu às pessoas que se empenham para garantir que as escolas católicas proporcionem um ambiente seguro para as crianças e os jovens. (MJ)

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

0 comentários:

Postar um comentário