Você costuma agradecer?

domingo, 10 de outubro de 2010

Quantas vezes você já comeu hoje? — Sabe quem preparou essas refeições? — Talvez tenha sido a sua mãe ou outra pessoa. Mas por que devemos agradecer a Deus pela comida? — Porque é Deus quem faz crescer as plantas que dão alimentos. Mas devemos agradecer também a quem preparou a refeição e a quem a serviu para nós.
Às vezes, nos esquecemos de agradecer quando outros fazem coisas boas para nós, não é? Quando o Mestre estava na Terra, alguns leprosos se esqueceram de agradecer.
Sabe o que é um leproso? — Leproso é quem tem a doença chamada lepra. Essa doença pode até fazer com que caiam pedaços de algumas partes do corpo da pessoa. Quando Jesus vivia na Terra, os leprosos tinham de morar separados das outras pessoas. Caso visse alguém se aproximando, o leproso tinha de falar bem alto e avisar a pessoa para não chegar perto. Fazia isso para que a outra pessoa não chegasse perto demais e pegasse lepra.
Jesus era muito bom para os leprosos. Certo dia, a caminho de Jerusalém, Jesus passou por uma cidadezinha. Quando se aproximava dela, dez leprosos saíram para encontrá-lo. Eles ficaram sabendo que Jesus tinha o poder de Deus para curar todo tipo de doença.
Os leprosos não chegaram perto de Jesus. Ficaram olhando de longe. Mas acreditaram que Jesus podia curar a lepra. Por isso, quando os leprosos viram o Mestre, chamaram bem alto: ‘Jesus, Rabi, ajude-nos!’
Você tem pena dos doentes? — Jesus tinha. Ele sabia que era muito triste ter lepra. Por isso, disse aos leprosos: ‘Vão e se mostrem aos sacerdotes.’ — Lucas 17,11-14.
Por que Jesus mandou que fizessem isso? Foi por causa da lei que Deu tinha dado ao Seu povo sobre os leprosos. A lei dizia que o sacerdote de Deus tinha de olhar a pele do leproso. Só o sacerdote podia dizer se ele estava totalmente curado. Se ficasse bom, o leproso podia voltar a viver com as pessoas saudáveis. — Levítico 13,16.17.
Mas aqueles leprosos ainda estavam doentes. Será que foram ver o sacerdote como Jesus lhes mandou? — Sim, eles foram imediatamente. Devem ter acreditado que Jesus ia acabar com a doença deles. O que aconteceu?
Bem, quando estavam indo ver o sacerdote, a doença desapareceu. Ficaram curados. Estavam completamente sãos! Eles foram ajudados porque acreditaram no poder de Jesus. Como ficaram felizes! Mas o que deviam fazer para mostrar seu agradecimento? O que você teria feito? —
Um dos homens que foi curado voltou até Jesus. Ele começou a dar glória a Deus, dizendo coisas boas sobre Deus. Isso era correto porque o poder para curá-lo tinha vindo de Deus. O homem também se ajoelhou aos pés do Mestre e agradeceu-lhe. Ficou muito grato pelo que Jesus fez.
Mas e os outros nove homens? Jesus perguntou: ‘Foram dez os leprosos curados, não foram? Onde estão os outros nove? Só um voltou para dar glória a Deus?’
Isso mesmo. Só um dos dez voltou para dar glória, ou louvar, a Deus e para agradecer a Jesus. E esse homem era de outro país; ele era samaritano. Os outros nove homens não agradeceram nem a Deus nem a Jesus. — Lucas 17,15-19.
Você quer ser igual a quem? Queremos ser como o samaritano, não queremos? — Então, quando alguém fizer algo de bom para nós, temos de nos lembrar de fazer o quê? — De agradecer. Muitas pessoas se esquecem de dizer “obrigado”. Mas o certo é agradecer. Quando fazemos isso, Deus e seu Filho, Jesus, ficam felizes.
Se pensar um pouco, vai ver que as pessoas fazem muitas coisas por você. Por exemplo, já ficou doente? — Talvez nunca tenha ficado tão doente quanto os dez leprosos, mas quem sabe teve um resfriado forte ou uma dor de estômago. Quem cuidou de você? — Talvez tenham lhe dado remédios ou feito outras coisas para você. Ficou contente de terem lhe ajudado a melhorar? —
O samaritano agradeceu a Jesus por curá-lo e Jesus ficou contente com isso. Acha que sua mãe ou seu pai vão ficar felizes se você agradecer as coisas que eles fazem para você? — Vão ficar, sim.
Algumas pessoas fazem coisas boas para você todo dia ou toda semana. Talvez esse seja o trabalho delas. Muitas têm prazer em fazer isso. Mas talvez você nunca tenha agradecido a elas. Por exemplo, sua professora tem de se esforçar bastante para ajudar você a entender a matéria. É o trabalho dela. Mas ela vai ficar feliz se você agradecer a ajuda que ela lhe dá.
Às vezes, as pessoas fazem coisas pequenas para a gente. Alguém já segurou a porta para você passar? Ou já lhe passaram a comida durante o jantar? É bom dizer “obrigado”, mesmo por essas coisas pequenas.
Se nos lembrarmos de agradecer às pessoas na Terra, é mais provável que nos lembremos de agradecer também ao nosso Pai celestial. E quantas coisas temos para agradecer a Deus! Ele nos deu a vida e todas as coisas boas que tornam a vida agradável. Por isso, temos motivos de sobra para dar glória a Deus, falando bem dele todos os dias.
Sobre a questão de agradecer, leia Salmo 92,1; Efésios 5,20; Colossenses 3,17 e 1 Tessalonicenses 5,18.

Extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário