Você sabia? "Por que Jesus curou cegos aos poucos?"

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Em Marcos 8,22-26, lemos sobre Jesus curar um cego em Betsaida. O relato diz que ele primeiro colocou saliva nos olhos do homem e depois perguntou-lhe o que conseguia ver. Sua resposta mostrou que ele estava um pouco confuso: “Vejo homens, pois observo o que parecem ser árvores, mas estão andando.” Então, Jesus tocou de novo nos olhos do cego e o resultado foi o seguinte: “O homem viu claramente e ficou restabelecido, e estava vendo tudo distintamente.” Pelo visto, Jesus curou o homem aos poucos, ou em estágios. Por quê?
A Bíblia não responde a essa pergunta de modo direto, mas podemos considerar uma possível explicação para esse caso específico. Começar a enxergar pela primeira vez depois de ser cego por anos — ou mesmo a vida toda — é uma mudança e tanto. Como ilustração: No passado, usavam-se pôneis para trabalhar em minas de carvão. Eles ficavam tão acostumados com a escuridão que, quando eram trazidos à superfície, precisavam de até um dia inteiro para se ajustar à claridade. No caso de cegueira, o ajuste seria ainda maior. Hoje em dia, os cirurgiões conseguem, em alguns casos, corrigir problemas nos olhos dos cegos, restaurando-lhes a visão. No entanto, os pacientes muitas vezes ficam sobrecarregados com a grande quantidade de informações que passam dos olhos para o cérebro. Aturdidos por um mundo de cores, formas e perspectiva, eles ficam confusos e não conseguem identificar nem mesmo objetos conhecidos. Com o tempo, o cérebro aprende a interpretar o que os olhos vêem.
Neste caso, o fato de Jesus curar o cego aos poucos pode ter sido um reflexo de sua preocupação amorosa com ele. Por fim, o homem “estava vendo tudo distintamente”, identificando tudo o que via.

Fonte: w08

0 comentários:

Postar um comentário