Gato narra vida de Bento XVI antes de ser Papa

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O gato Chico descreve a vida de seu "melhor amigo", o papa Bento XVI, numa biografia autorizada lançada esta semana para o público infantil.

"Queridas crianças: aqui vocês encontrarão uma biografia diferente de outras, porque é relatada por um gato, e não é todos os dias que um gato pode considerar o Santo Padre seu amigo e sentar-se para escrever a história da vida dele", diz o secretário pessoal do Papa, monsenhor Georg Ganswein, no prefácio.

"Chico and Joseph - A Cat Recounts the Life of Pope Benedict XVI" (Chico e Joseph - Um Gato Relata a Vida do papa Bento 16) é narrado por Chico, que ficou amigo do papa quando este ainda era o cardeal Joseph Ratzinger, em sua Alemanha natal.

O livro ilustrado de 44 páginas foi escrito pela italiana Jeanne Perego, e a história se passa sobretudo na Alemanha, antes de Bento ser eleito Papa, em abril de 2005.

Chico é um gato real que pertence a um casal alemão na cidade de Pentling, Alemanha, onde o Pontífice viveu até mudar-se para Roma em 1981. O casal cuida da casa onde Ratzinger esperava viver sua aposentadoria, se não tivesse sido eleito Papa.

O gato conta a história da vida do "melhor amigo" desde seu nascimento na Alemanha, em 1927, passando por sua juventude e sua fase de padre, bispo e cardeal, terminando com a eleição para Pontífice, em 19 de abril de 2005.

O relato cobre a era nazista na Alemanha, quando o Papa era adolescente, descrevendo os anos da guerra como "uma das épocas mais dramáticas e vergonhosas na história da humanidade".

Durante os anos em que foi cardeal em Roma, o futuro Papa fez amizade com outro gato que encontrou na rua e o manteve em seu apartamento até ser eleito Pontífice. Há relatos conflitantes quanto a se o animal se mudou ou não para o Vaticano.

0 comentários:

Postar um comentário