Orientação: prática que dá certo

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Muitas pessoas de coração honesto reconhecem hoje que precisam de ajuda ao lidar com seus problemas. Destacado médico da Flórida, EUA, que também é psiquiatra, disse: “Alta porcentagem de pessoas sofrem distúrbios emocionais como resultado do moderno estilo de vida. Imaginam poder lidar com tóxicos, promiscuidade sexual, pressões de viverem além de seus recursos, valores morais mutantes e o colapso da vida familiar. Mas, não conseguem enfrentá-los.” Onde, então, podem as pessoas encontrar a orientação de que tanto carecem?
Notando o cunho prático da Bíblia, o estadista Bernard Baruch certa vez observou: “Os Dez Mandamentos e o Sermão do Monte ainda são nossos melhores guias.” Por que disse isso? Consideremos, brevemente, alguns princípios declarados no famoso Sermão dó Monte. Jesus disse ali sobre as necessidades dos homem: “Nunca estejais ansiosos, dizendo: ‘Que havemos de comer? ou: ‘Que havemos de beber?’ ou: ‘Que havemos de vestir?’ . . . Pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. . . . Portanto, nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Mais tarde, observou: “Mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” — Mat. 6,31-34; Luc. 12,15.
Aqui se destaca a preocupação normal do homem com a necessidade de alimento, roupa e abrigo. No entanto, o mundo materialista amiúde sublinha, não as necessidades, mas os desejos do homem. O comercialismo continua insuflando o desejo de luxos, de modo que a pessoa jamais se sinta satisfeita com o que tem. O contentamento, portanto, não é sentido por aqueles cujos meios são amplos, mas por aqueles cujos desejos são poucos. A humanidade deve colocar na perspectiva correta quais são realmente suas necessidades e apreciar a orientação prática exigida para alcançá-las.

Orientação Bíblica Que É Prática Atualmente
Embora a Bíblia fosse escrita há séculos atrás, sua orientação ainda é prática hoje. O tempo transformou muitas coisas, mas a natureza humana não mudou. Os humanos continuam confrontados com os mesmos problemas que seus predecessores, exceto que, atualmente, tais problemas são muito maiores, de muito maior alcance. Como observa The World Book Encyclopedia: “Apesar de seu progresso científico e tecnológico, o homem não tem tido tanto êxito em lidar com os problemas humanos.” A única solução fidedigna para os mesmos se encontra na Bíblia e nos ensinos da Igreja. “Quem é sábio? Tanto observará estas coisas como se mostrará atento aos atos de benevolência do Senhor.” — Sal. 107,43.

Casamento e Vida Familiar
Quanto a conselhos relativos ao casamento, a Palavra de Deus recomenda: “As esposas estejam sujeitas aos seus maridos como ao Senhor.” “Os maridos devem estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos.” “Filhos, sede obedientes aos vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” — Efé. 5,22, 28; 6,1.
Nunca é demais sublinhar a importância da família unida. A Bíblia devota muito espaço aos conselhos sobre os aspectos das relações entre marido e esposa, treinamento e disciplina dos filhos e a felicidade da família. Quão práticos são tais conselhos? O Dr. Charles W. Socarides, escrevendo num artigo “Homossexualismo É Distúrbio, não, É Modo de Vida”, refere-se a um livro escrito pelo Dr. Irving Bieber, intitulado “Homossexualismo: Estudo Psicanalítico de Homens Homossexuais.” Num relatório de 106 homens homossexuais e de 100 homens heterossexuais, foi observado que os genitores de homossexuais freqüentemente eram uma mãe muito apegada, íntima demais, e um pai hostil e distante.
O Dr. Socarides prossegue dizendo: “Minha convicção é de que o homossexualismo é causado pela falha de um ser humano de completar a fase da separação individualização da primeira infância, normalmente atingida à idade de três anos, que é decisiva para a identidade do gênero. Tal falha resulta num déficit de masculinidade para os meninos, com correspondente intensificação e continuação da identificação feminina primária com a mãe. Assim começa o curso do desenvolvimento homossexual.”
O homossexualismo é apenas um dos muitos frutos ruins que resultam parcialmente da recusa - de reconhecer os lugares corretos do marido e da esposa, do pai e da mãe, e dos filhos, na unidade familiar. Como pode haver correta orientação para os filhos quando a unidade, a confiança, o crédito, e a felicidade da família já desapareceram? Lares rompidos, ou lares em que não existe nenhuma comunicação ou relacionamento amoroso, onde a ordem e a disciplina inexistem, são um fator causativo de todas as formas de crime. Pode alguém deveras afirmar que o desprezo pelas instruções bíblicas na vida familiar tenha produzido bons resultados?

Extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário