Tenha uma boa consciência

terça-feira, 16 de novembro de 2010

“DEIXE-SE guiar pela consciência”, é um conselho muitas vezes ouvido. Mas, para a nossa consciência ser um guia confiável, ela precisa ser corretamente instruída sobre o que é certo e o que é errado, e temos de prestar atenção à sua orientação.
Considere a experiência de um homem chamado Zaqueu, registrada na Bíblia. Zaqueu, que morava em Jericó, era chefe de cobradores de impostos e era um homem rico. Ele mesmo admitiu que obtivera sua riqueza por meio de extorsão — uma prática que certamente prejudicou outros. Será que a consciência de Zaqueu o incomodava por causa das suas ações injustas? Em caso afirmativo, ele evidentemente a havia ignorado. — Lucas 19,1-7.
No entanto, surgiu uma situação que fez Zaqueu reconsiderar seu proceder. Jesus foi a Jericó. Zaqueu, de estatura baixa, queria vê-lo, mas não conseguia por causa da multidão. Então, correu na frente e subiu numa árvore para poder ver melhor. Jesus, impressionado pelo intenso interesse de Zaqueu, disse que lhe faria uma visita. Zaqueu, de bom grado, foi hospitaleiro com o seu ilustre visitante.
O que Zaqueu viu e ouviu enquanto esteve com Jesus tocou-lhe o coração e induziu-o a mudar de proceder. Ele disse a Jesus: “Eis que a metade dos meus bens, Senhor, dou aos pobres, e o que for que eu extorqui de qualquer um por meio de acusação falsa, eu restituo quatro vezes mais.” — Lucas 19,8.
A consciência de Zaqueu fora ensinada, e ele a atendeu. Os bons resultados tiveram amplas consequências. Imagine como Zaqueu se sentiu quando Jesus lhe disse: “Neste dia entrou a salvação nesta casa!” — Lucas 19,9.
Que exemplo encorajador! Mostra que, não importa que proceder tenhamos seguido, podemos mudar. Assim como Zaqueu, podemos acatar as palavras de Jesus — registradas na Bíblia — e nos treinar para distinguirmos o certo do errado. Podemos então, como exortou Pedro, ‘ter uma boa consciência’. Podemos dar atenção à nossa consciência treinada e fazer o que é certo. — 1 Pedro 3,16.

Extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário