A igreja da foto do blogue - Santuário de São João Maria Vianney

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A igreja que ilustra nossa foto do blogue este mês é a igreja santuário de S. João Maria Vianney, em Ars-sur-Formans, na França.

São João Maria Vianney (1786-1859) é um santo católico que foi pároco de Ars. Ele éconhecido por ser o padroeiro dos sacerdotes.
Durante sua vida, São João Maria Vianney fundou um orfanato para meninas e se tornou internacionalmente famoso por sua orientação espiritual. Ele era conhecido por seus poderosos sermões, exemplo de santidade pessoal e sua capacidade de realizar milagres. Dizia-se que ele era capaz de ler as almas no confessionário e prever eventos futuros.
Por toda a França havia um ditado: "Há um santo homem em Ars; vá e veja". E as pessoas foram - entre 1830 e 1845 uma média de 300 pessoas visitaram Ars todos os dias para se encontrar com São João Maria Vianney. Dormia apenas duas horas por noite para que pudesse atender a todos os peregrinos, e passava até 17 horas por dia ouvindo confissões.
O Cura d'Ars também comia pouco, vestia-se com roupas velhas e dormia numa cama dura. Ele disse ter sido atacado regularmente pelo diabo, incluindo um famoso incidente em que o Diabo tentou atear fogo em sua cama.
São João Maria Vianney morreu em 04 de agosto de 1859. Em 1874, o Papa Pio IX declarou-o Venerável, e foi canonizado por Pio XI em 1925. A festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos, é comemorada anualmente em 04 de agosto.

Localizado perto de Lyon, o Santuário de São João Maria Vianney contém vários locais de interesse para os peregrinos e turistas. Ela tem duas igrejas: a antiga igreja do século 12 (Église), onde São João Maria Vianney pregou, e uma nova basílica (Basílica) que exibe o seu corpo preservado em uma caixa de vidro. O coração do santo está depositado em um pequeno edifício separado, o Santuário do Coração  do Cura.



Os peregrinos também podem visitar a casa do Santo Cura d'Ars, que foi mantida do jeito que ele deixou. Ele contém a própria cama em que foi ateada chamas pelo diabo, assim como o rosário do santo, a biblioteca, o breviário e outros itens pessoais. Outras atracções incluem a Igreja subterrânea projetada para grandes grupos de peregrinos, um filme sobre a vida e obra do santo, um museu de cera, e o orfanato fundado pelo Cura (La Providence).

0 comentários:

Postar um comentário