O que é o "corbã" mencionado em Mc. 7,11?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Conforme explicado em Marcos 7,11, “corbã” é “uma dádiva dedicada a Deus”. A palavra grega aqui traduzida “corbã” é korbán, o equivalente da palavra hebraica qorbán, que significa uma oferta. Qorbán é usada em Levítico e em Números, e aplica-se tanto às ofertas com sangue como às exangues. (Le 1,2-3; 2,1; Núm 5,15; 6,14-21) Esta palavra hebraica é também usada em Ezequiel 20,28 e 40,43. Aparentada com a palavra grega korbán é korbanás, que aparece em Mateus 27,6, onde se relata que os principais sacerdotes disseram que seria ilícito tomar o dinheiro de traição, que Judas havia lançado dentro do templo, e deitar estas peças de prata “no tesouro sagrado [uma forma de korbanás]”, porque eram “o preço de sangue”.

Na época do ministério de Jesus Cristo na terra, já se desenvolvera uma prática condenável com relação a dádivas dedicadas a Deus. Neste respeito, Jesus denunciou os fariseus como hipócritas, porque punham as suas próprias tradições à frente da lei de Deus. Professando resguardar para Deus aquilo que havia sido declarado “corbã”, eles desconsideravam o requisito divino de honrar os pais. (Mt 15,3-6) Alguém talvez simplesmente dissesse: ‘Seja corbã’, ou: ‘Isto é corbã’, a respeito da sua propriedade ou de parte dela. Os fariseus daquela época ensinavam que, uma vez que alguém tivesse declarado seus bens como “corbã”, ou uma dádiva dedicada a Deus, ele não podia usá-los para satisfazer as necessidades de seus pais, não importando quão necessitados eles estivessem, embora ele mesmo pudesse usufruir esses bens até a sua própria morte, se quisesse fazer isso. Assim, embora esses fariseus professassem honrar a Deus, seu coração não estava em harmonia com os requisitos justos dele. — Mr 7,9-13.
O historiador Josefo associou “corbã” com pessoas, declarando: “Aqueles que se descrevem como ‘Corbã’ para Deus — significando o que os gregos chamariam de ‘dádiva’ — quando se querem livrar desta obrigação, têm de pagar um preço estipulado aos sacerdotes.” (Jewish Antiquities [Antiguidades Judaicas], IV, 73 [iv, 4]) Todavia, o termo “corbã” era geralmente aplicado mais à propriedade dedicada como dádiva a Deus.

Extraído de Enciclopédia Bíblica

6 comentários:

Unknown disse...

Parabens meu amigo, muito bom s sua explicação

Unknown disse...

Muito obrigado entendi perfeitamente, Deus abençoe.

Unknown disse...

Ótimo obrigado

Unknown disse...

Muito clara a explicação.jesus te abençoe

Unknown disse...

Já vi igreja com o nome de korbam .ela prega a palavra louva normal os hinos.mas as cadeiras são cor cinzas e teto preto,paredes cinzas achei muito escura.pous Jesus Cristo e luz...então eles os que fazem não é de Deus.eles são licito.pois pelo que eu entendi korbam são aqueles que acabam destruindo as leis dos dez mandamentos e a lei de Deus.e tem votos que fazem são korbam.pois o voto é você e Deus.nao tem nada com o homem e se você quizer não são obrigados como as igrejas fazem.me responda por favor se estou certa ou errada pois qdo entrei nesta igreja diz evangelica fiquei muito triste por ver que Deus e luz e ali assim.?

Vitor Paiva disse...

N é pq uma igreja é escura que Deus nos está dentro dela a minha por exemplo tem paredes pretas, mas não deixamos de honrar a Deus por isso é apenas uma questão de decoração e como o Senhor disse onde Dois ou mais estiverem reunidos em meu nome lá eu estarei. O que vc disse é o mesmo que dizer que se vc usar uma roupa escura vc não é de Deus, Jesus n se importa com essas coisas superficiais e tradicionais ele se importa com o que tem no nosso coração e se o nosso coração está alinhado com o Dele. E sobre o nome da igreja korban eu acho que vc não entendeu a explicação pois o que foi dito é que korban é oferta ao senhor mas as pessoas usava essa oferta(que em si n é pecado) para se isentar de uma obrigação no caso o mandamento de honrar pai e mae, isso significa que os fariseus queriam por as suas tradições acima da lei de Deus, mas se esqueceram que Deus nos se importa com as nossas tradições Ele se importa se os nossos princípios se alinham com os Dele.

Postar um comentário