Dica do Sentir com a Igreja: filme "O Segredo de Kells"

quinta-feira, 31 de março de 2011

 
 
Ano: 2009
País: França, Bélgica, Irlanda
Duração: 75 min.
Sexo: Animação
Moral Avaliação: TP
Diretor: Tomm Moore, Nora Twomey
Script: Fabrice Ziolkowski
Música: Bruno Coulais
Vozes (versão original): Evan McGuire, Brendan Gleeson, Mooney Christen, Venise du Bois du Roy, Michael McGrath

Brendan é um menino de 12 anos aspirante a monge quem vive na Abadia de Kells na Irlanda durante o século IX. Seu tio é o abade e está muito preocupado com a construção de uma muralha para impedir a invasão dos Vikings. Com a chegada do Irmão Aidan, um mestre miniaturista que guarda  um livro ainda inacabado, Brendan começa a ficar mais interessado na ilustrações do que na muralha Em uma saída para a floresta em busca de bmaterial para fazer cor, conhece Aisling, que ajuda em seu trabalho.
 
Esta modesta produção européia com animação tradicional, uma técnica pouco usada nos últimos anos, deslumbrou os críticos em todo o mundo. Ela foi indicada para um Oscar de melhor filme de animação, competindo com grandes da Pixar e produções da Disney, dando-nos uma ideia da qualidade dessa história cheia de imaginação e visualmente rica.
 
O filme tem um bom valor educativo, especialmente destinados às crianças. A natureza é muito importante no enredo, sendo representado como um instrumento para a aprendizagem de Brendan, pois nela encontra conhecimentos que complementam a sabedoria contidas nos livros.

Tratamento da fé cristã
O trabalho para fazer o Livro de Kells, que realmente existe, reflete os esforços dos monges medievais de preservar e transmitir conhecimentos. O livro, uma remanescente importante da arte religiosa medieval, contém o quatro Evangelhos. Na história, ainda que não revela seu conteúdo, é mostrado como a esperança de um povo ameaçado pelo mal.
 
O abade tenta inculcar ao pequeno Brendan a importância da obediência como uma forma de organizar a comunidade religiosa, embora isto irá envolver graves decisões e, por sua vez, dolorosas para ambos.
 

Fonte: http://www.caminodeemaus.net/
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário