‘O que é verdade?’

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Em grego, a pergunta diz: Tí estin alétheia; em latim: Quid est véritas; em hebraico: Mah hi’ ha·’eméth.

Essa pergunta foi feita cinicamente a Jesus pelo governador romano Pôncio Pilatos. Ele não estava interessado na resposta, e Jesus não lhe deu uma. Talvez Pilatos encarasse a verdade como algo impossível de entender. — João 18,38.
Muitas pessoas hoje, incluindo líderes religiosos, educadores e políticos, têm essa atitude de desprezo para com a verdade. Elas afirmam que a verdade — em especial a verdade moral e espiritual — não é absoluta, mas relativa e está sujeita a constantes mudanças. Isso sugere que cada pessoa pode determinar o que é certo e o que é errado para si mesma. (Isaías 5,20-21) Também permite que se rejeite como antiquados os valores e padrões das gerações passadas.
A declaração que levantou a pergunta de Pilatos é digna de nota. Jesus havia dito: “Para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade.” (João 18,37) Para Jesus, a verdade não era um conceito vago e incompreensível. Ele prometeu a seus discípulos: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” — João 8,32.
Onde podemos encontrar essa verdade? Certa vez, Jesus disse em oração a Deus: “A tua palavra é a verdade.” (João 17,17) A Bíblia, escrita sob inspiração divina, revela a verdade que fornece orientação confiável e uma esperança segura para o futuro — a vida eterna. — 2 Timóteo 3,15-17.
Desinteressado, Pilatos rejeitou a oportunidade de aprender essa verdade. E que dizer de você? Por que não pede à Igreja que lhe explique o que é “a verdade” sobre a qual Jesus ensinou? Ela terá prazer em ajudá-lo.

1 comentários:

Josias Pereira disse...

Gostei do artigo.
Então, a definição da palavra "Verdade" pela qual Jesus se revelou, é: "Palavra de Deus"??

Seria tbm "Querer de Deus"???

Sinceramente eu gostaria de saber o real significado do termo usado por Jesus ao dizer "Verdade" perante Pilatos.

Postar um comentário