RESPOSTAS CATÓLICAS - A ninguém chameis de pai

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Muitos protestantes parecem pensar que é um erro o fato dos católicos se referirem aos seus sacerdotes como pai. Eles se baseiam na passagem em Mateus 23,9. Mas um olher mais atento à passagem mostra que seu ponto de vista tem uma falha fatal:
[Os mestres da lei] amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.  Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo.
(Mat 23,6-10)
Jesus está a lidar com sua falta de humildade, que deriva o significado pessoal da honra que recebem por meio do uso de títulos. Mas os padres católicos usam esses títulos apenas para definir o seu papel na Igreja. Eu não acredito que os padres pensam em si mesmos de forma exaltada por causa de seu título.
A Apóstolo Paulo refere-se a si mesmo como pai e não vê isso como um problema:

Vós não tendes muitos pais, pois em Cristo Jesus, me tornei teu pai por meio do evangelho. (1 Coríntios 4,15)

Observe que nesta passagem Paulo afirma que existem muitos pais e que Paulo, ele próprio, é seu único pai. Não há nenhuma razão para que os católicos não podem usar a palavra pai para se referir um ao outro.
Se os protestantes fossem coerentes em sua interpretação da passagem de Mateus 23 eles também devem abster-se de chamar um ao outro de "mestre" também. Eles se esquecem de mencionar essa preocupação, uma vez que costumam usar esse título para si.
Além disso, muitos desses mesmos protestantes chamam seus próprios pais do sexo masculino de "pai". Em Mateus 23,9 Jesus não faz distinção entre pais espirituais e pais biológicos.

Fonte: Northforest Apologetics
Tradução: (Todas as traduções de sites apologéticos, salvo outra indicação, são minhas. Portanto, não preciso citar meu crédito. Só peço a quem reproduzir estes artigos que citem a fonte e o crédito)

1 comentários:

ALFA y O ÔMEGA disse...

É porque quando Jesus disse: A NINGUÉM chameis,
Ele estava falando EM GREGO: Μια ΚΑΝΕΙΣ, e em uma língua diferente os homens não entendem, e como não entendem, não podem OBEDECER.

Postar um comentário