Sessão "calças borradas": Richard Dawkins tem medo de debater com o dr. William Craig e é chamado de "covarde" por ateu

domingo, 12 de junho de 2011



Pois é. Enquanto tem brasileiro que sabe mais de novela, Faustão, Gugu, come-come, enche-barriga, Dilma, Lula, PT, corrupção, bunda, sexo, futebol, drogas, o mundo intelectual pede um debate histórico entre Richard Dawkins (autor de "Deus: um delírio") e o dr. William Lane Craig (o eminente apologista cristão autor de diversas obras como "A veracidade da fé cristã" e "Ensaios apologéticos").

Mas cadê do "rotweiler de Darwin" aceitar? Não que eu seja totalmente contra a evolução ou seja criacionista de terra-jovem :) Nada disso. Amo a ciência mas o que vejo em muitos desses neoateuzinhos atuais é somente um melindre remexido bolorento de velhos argumentos debatidos sobre Deus. Amo a ciência assim como amo a minha fé e não vejo antagonismo nenhum nisso.

O dr. William Craig mandou, assim como várias entidades e institutos no mundo, convites para um debate com o famoso ateu mas... cadê do Dawkins aparecer? Nada disso. Em desculpas dignas de um Tiririca, o inglês derrapa vez após vez de cada debate, com uma desculpa mais esfarrapada que a outra.

Enquanto tem brasileiro que só tá pensando em comer, assistir futebol, cerveja, pinga, bunda e mulher, tem gente no mundo usando o cérebro, e a fé, para coisa muito melhor...

3 comentários:

cacovsky disse...

Dawkins é um cientista renomado mundialmente. Estudou anos a fio e é autor de vários livros remarcáveis, dentro e fora do seu campo de atuação. Cunhou termos e conceitos hoje adotados largamente pela comunidade científica, tal como o famoso "meme".

William Lane Craig é um teólogo. Teologia não é ciência, é um estudo aprofundado da história e dos princípios de uma determinada doutrina, no caso, a cristã. É, também um filósofo, mas certamente muito mais inclinado à afirmação cristã do que à dúvida filosófica.

Notadamente, estão em níveis diferentes. Se Dawkins aceita discutir com ele, não é o ateísmo ou o cristianismo que sairia beneficiado do "confronto", mas William Craig, uma vez que um grande cientista se colocou ao seu lado como igual. Eles não são iguais, as idéias que defendem não são da mesma qualidade e Dawkins sabe disso.

Emerson disse...

Pois é. Acontece que Dawkins não é bem um cientista pleno no sentido da palavra e sim um biológo. Sua especialidade é zoologia e ele cunhou o termo "meme" que nem de completo tem a ver com biologia.
Acontece também que ele se intromete numa área que não é a dele, a dúvida filosófica, que você arvorou que ele não devia. Se ele ficasse na área dele, tudo bem, mas o dr. William tem o pleno direito de responder já que entrou na área dele, a filosofia. Abraços.

Emerson disse...

Aliás, Cacovsky, o dr. William não discutiu nem com um ou dois ateus, militantes e outros cientistas (veja o dr. Peter Atkins), discutiu com MUITOS (e Hitchens foi transformado, como citado por um periódico inglês, numa "criança mimada"). Ora, se Dawkins ficasse na área dele, a biologia, tudo bem. Mas ele entrou numa área polêmica, sobre Deus, inclusive escreveu um livro sobre isso. O dr. William não vai debater com Dawkins sobre as mitoses de uma salamandra, mas sobre algo que Dawkins se arvorou em dizer. Direito de resposta. Cadê o Dawkinzão?

Postar um comentário