A Igreja como uma instituição

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Os protestantes que são críticos do catolicismo em geral opõem-se à Igreja Católica, afirmando que Deus nunca quis que a Igreja fosse uma instituição humana com uma hierarquia e um papa . Devo mencionar que apesar disso, algumas denominações protestantes se consideram a verdadeira igreja institucional que Jesus fundou. Alguns vão até mais longe ao afirmar que sua denominação foi fundada nos tempos do Novo Testamento e tem estado em existência como uma igreja clandestina e perseguida. Esta última afirmação é simplesmente ridícula (veja o caso dos valdenses e albingenses).

Aqueles que negam que a Igreja é uma instituição humana visível têm dificuldade em justificar a existência de ministros, pastores e outros líderes da igreja uma vez que estes todos existem no contexto de uma instituição visível que pode disciplinar seus membros quando necessário.

A Igreja que Jesus estabeleceu tinha apóstolos, presbíteros, bispos, diáconos, profetas, doutores e mestres. Jesus estabeleceu a Igreja como uma instituição visível, não apenas o do corpo de Cristo místico. Todas as instituições pela sua própria natureza exigem algum tipo de autoridade hierárquica com a cabeça (sim, Jesus é a cabeça). Ao estabelecer a Igreja como uma instituição visível, Jesus pretendia que ela organize a si mesma.

Fonte: Northforest

0 comentários:

Postar um comentário