O fardo de Jesus

domingo, 3 de julho de 2011

Naquela ocasião, Jesus disse, em resposta: “Eu te louvo publicamente, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque fazer assim veio a ser o modo aprovado por ti. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece plenamente o Filho, exceto o Pai, tampouco há quem conheça plenamente o Pai, exceto o Filho e todo aquele a quem o Filho estiver disposto a revelá-lo. Vinde a mim, todos os que estais labutando e que estais sobrecarregados, e eu vos reanimarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e achareis revigoramento para as vossas almas. Pois o meu jugo é benévolo e minha carga é leve.
Note que no texto que estamos analisando Jesus disse: “Aprendei de mim.” Aprender de Jesus nos torna seus discípulos, e ‘tomamos o seu jugo’ quando fazemos uma dedicação a Deus e somos batizados. (Mateus 28,19-20) A participação regular na Igreja é vital para continuarmos a ser discípulos de Jesus. Por quê? Porque é participando da Missa que aprendemos sobre Jesus, seus ensinos e seus métodos.
Qual é a carga que Cristo deseja que carreguemos? É a mesma que ele próprio carrega: o privilégio de fazer a vontade de Deus. (João 4,34; 15,8) É preciso esforço para obedecer aos mandamentos de Deus, mas não é uma carga pesada demais. Pode parecer pesada se tentarmos carregá-la sozinhos. Mas, se orarmos a Deus pedindo seu Espírito e aproveitarmos a Eucaristia oferecida na Missa, Ele nos dará “poder além do normal”. (2 Coríntios 4,7) Ir à Igreja e participar nela aumenta cada vez mais o nosso amor a Deus. E quando somos motivados pelo amor, os mandamentos de Deus “não são pesados”. — 1 João 5,3.
As pessoas em geral enfrentam desafios tais como ganhar o sustento, questões de saúde e problemas pessoais. Nós, porém, não confiamos na mera sabedoria humana para enfrentar tais desafios. A participação na Igreja nos ajuda a ‘parar de estar ansiosos’, pois Deus supre as nossas necessidades e nos ajuda a lidar com os problemas. (Mateus 6,25-33) De fato, ir à Igreja é uma expressão do amor de Deus por nós.

0 comentários:

Postar um comentário