Dica do Sentir com a Igreja: livro "Deus Racional: Defrontando a face do novo ateísmo"

quinta-feira, 11 de agosto de 2011


No livro "Deus Racional: Defrontando a face do novo ateísmo", o filósofo americano Gregory E. Ganssle descreve com grande profundidade os argumentos filosóficos apresentados por autores de best-sellers Daniel Dennett e Richard Dawkins e, em menor medida, Christopher Hitchens e Sam Harris. O livro é uma defesa sutil, bem escrita e filosoficamente bem informada da existência de Deus. Evitando a retórica e propósitos provocadores dos neoateístas (ou melhor, antiteístas), Ganssle analisa de forma lúcida e objetiva cada argumento em seus próprios méritos filosóficos, para ver o quão persuasivos provam ser.
Entre os tópicos está  a relação entre fé e razão, argumentos morais para a existência de Deus, as teorias de Darwin sobre a origem da religião e, finalmente, rejeita o que ele determina ser o argumento mais forte contra a existência lógica de Deus colocado pelos novos ateus, apresentadas por Dawkins: que nosso universo se assemelha mais a um modelo de Universo ateísta do que um Universo teísta.

Curto, de fácil leitura, filosoficamente informado e facilmente acessível. Eu recomendo tanto para os interessados que não sejam filósofos, como um texto de nível universitário. O estilo de debate de não confronto de Ganssle é louvável, um excelente exemplo de como se deve discutir os argumentos daqueles com quem se tem uma discordância fundamental. - Peter van Inwagen, professor de Filosofia da Universidade de Notre Dame
O livro só está disponível em inglês e pode ser adquirido aqui.

0 comentários:

Postar um comentário