FG News : Igreja Anglicana decide combater com mais empenho o avanço do ateísmo

sábado, 31 de dezembro de 2011

Líderes da Igreja da Inglaterra vão se reunir nos próximos dias para decidir como deve ser combatido com mais empenho o avanço do “novo ateísmo” e como defender o cristianismo da ascensão do secularismo.

A pedido da cúpula da igreja, o arcebispo Rowan Williams, de Canterbury, escreveu o relatório “Desafios para o Quinquênio” no qual prevê uma dura batalha para que a fé cristã não seja vista como “um problema social”.

Isso significa, disse, que os sacerdotes terão de ser mais contundentes contra os argumentos de ateus da “linha-dura”, como Richard Dawkins e Christopher Hitchens.

O relatório -- que vai servir de pauta para a reunião -- ressaltou que é preciso “contrariar a tendência predominante” de tirar a fé da esfera pública, colocando-a “como uma questão privada”. “Este é um desafio para todas as igrejas e religiões, mas especialmente para a Igreja da Inglaterra."

O relatório afirmou que "um dos paradoxos dos últimos anos tem sido a secularização a sociedade e as tentativas de marginalizar a religião ao mesmo tempo em que ocorre um maior interesse por questões espirituais e implicações sociais e culturais da fé religiosa."

Williams disse haver uma crescente discriminação contra os cristãos, inclusive no trabalho, por causa de sua crença. Para ele, a igreja tem de agir de modo que a impedir que a secularização cerceie ainda mais quem tem fé cristã.

Fonte: Paulopes

0 comentários:

Postar um comentário