Por que procurar a mansidão?

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

“Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.” — Sofonias 2,3.

Mansidão é a característica de ser brando, livre de arrogância ou presunção. Está intimamente relacionada com outras virtudes, tais como humildade e brandura. Sendo assim, as pessoas mansas são suscetíveis de ensino e estão dispostas a aceitar disciplina da mão de Deus, embora isso possa parecer penoso no momento. — Salmo 25,9; Hebreus 12,4-11.
A mansidão, em si mesma, talvez tenha pouco que ver com o nível de instrução ou a posição social na vida. Contudo, aqueles que têm elevado nível de instrução ou são bem-sucedidos do ponto de vista do mundo tendem a achar que estão aptos para tomar decisão por si mesmos em tudo, mesmo assuntos de adoração. Isso pode impedi-los de permitir que outro lhes ensine algo, ou de aceitar conselhos e fazer mudanças necessárias em sua vida. Outros que são materialmente ricos talvez incorram no raciocínio errôneo de que sua segurança se baseia nos bens materiais que possuem. Assim, não sentem necessidade das riquezas espirituais provindas da Palavra de Deus, a Bíblia. — Mateus 4,4; 5,3; 1 Timóteo 6,17.
Considere os escribas, os fariseus e os principais sacerdotes dos dias de Jesus. Certa ocasião, quando os oficiais que eles enviaram para prender a Jesus voltaram sem ele, os fariseus disseram: “Será que também vós fostes desencaminhados? Será que um só dos governantes ou dos fariseus depositou fé nele? Mas esta multidão, que não sabe a Lei, são pessoas amaldiçoadas.” (João 7,45-49) Em outras palavras, para eles somente os ignorantes e os não-instruídos seriam ingênuos o bastante para crer em Jesus.
Mesmo assim, alguns fariseus foram atraídos à verdade, e até defenderam Jesus e os cristãos. Entre esses estavam Nicodemos e Gamaliel. (João 7,50-52; Atos 5,34-40) Após a morte de Jesus, “uma grande multidão de sacerdotes começou a ser obediente à fé”. (Atos 6,7) Sem dúvida, o mais notável exemplo foi o apóstolo Paulo. Ele foi instruído aos pés de Gamaliel e tornou-se um exímio e respeitado defensor do judaísmo. Contudo, com o tempo ele aceitou humildemente a convocação de Cristo Jesus e tornou-se zeloso seguidor seu. — Atos 22,3; 26,4, 5; Gálatas 1,14-24; 1 Timóteo 1,12-16.
Tudo isso ilustra que não importa qual seja a formação da pessoa, ou o que ela talvez ache no momento sobre a mensagem da Bíblia, as palavras de Sofonias ainda são válidas. Se alguém deseja ser aprovado por Deus e ser guiado pela sua Palavra e a Igreja, a mansidão é indispensável.

0 comentários:

Postar um comentário