Que mal há em dirigir depois de beber?

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


“EU APAGUEI, quando voltava de carro para casa”, afirma Miguel, lembrando-se de que bebeu demais naquela noite. “Mas, nem sei como, consegui chegar em casa. Quando acordei, na manhã seguinte, notei que o lado do passageiro, do meu carro, estava terrivelmente danificado, mas eu não me conseguia lembrar de nenhum acidente! Andei de carro pelas redondezas, tentando calcular o que tinha acontecido, e foi então que vi aquilo. A grande coluna de pedras perto do cemitério tinha sido atingida, e havia marcas de tinta do meu carro espalhadas por toda ela. Devo ter-me chocado contra ela na noite anterior! Isso realmente me deixou assustado.”
Miguel conseguiu safar-se — viveu para contar sua história. Infelizmente, muitos não sobrevivem. “Dirigir bêbedo é a causa principal da morte de jovens na faixa dos 16-24 anos”, diz o Informe da Conferência Nacional dos Jovens Sobre a Questão de Dirigir Depois de Beber (EUA), de 1984. Talvez imagine: ‘Oh!, isso nunca acontecerá comigo!’ Mas foi provavelmente isso que muitas vítimas disseram a si mesmas! —
Mas, se dirigir depois de beber é tão perigoso, então por que tantos jovens fazem isso?

Por Que os Jovens Dirigem Depois de Beber
Quanto a por que os jovens bebem, a pressão dos colegas é um dos motivos populares fornecidos. Todavia, alguns jovens replicam: ‘Meus amigos não me pressionam a beber.’ No entanto, a pressão dos colegas talvez seja mais sutil do que imagina. Os jovens amiúde não são influenciados por simples convites declarados para fazer algo, mas por como acham que seus colegas os encaram. Como explica o manual Alcohol and Alcohol Safety (Álcool e Segurança Contra o Álcool), de Peter Finn e Judith Platt: “A necessidade de ser parte [do grupo] é sentida por todos, mas, no caso dos adolescentes, esta necessidade é intensificada, e estar ‘fora dele’ pode ser algo especialmente difícil de aceitar. Não é de admirar que a pressão grupal seja amiúde considerada como uma das principais explicações para o beber por parte dos jovens.”
Mas, por que tantos jovens dirigem depois de beber? ‘Os adultos fazem isso; assim, por que não deveria eu?’, respondem alguns jovens. E não se pode negar que alguns adultos dão péssimo exemplo neste sentido. Mas será isso motivo para você fazer algo tão potencialmente perigoso?
‘Mas que mal há em dirigir se só tomou umas duas cervejas?’, poderá perguntar. Isso aponta uma das principais razões pelas quais os jovens dirigem depois de beber — eles (e os adultos também!) são vítimas de mitos sobre os efeitos do álcool. Eis aqui alguns exemplos:

MITO: É seguro dirigir, se só tomou umas duas cervejas.
FATOS: “O álcool contido em duas latas [355 cc] de cerveja consumidas em menos de uma hora pode retardar seus reflexos em 2/5 de um segundo — permitindo que um automóvel a uma velocidade de uns 90 km/h arraste-se por mais 10 metros — possivelmente a diferença entre escapar por um triz e uma colisão.” — Development of a Traffic Safety and Alcohol Program for Senior Adults (Desenvolvimento dum Programa de Segurança de Trânsito e de Um Programa Contra o Álcool Para Adultos Mais Velhos), de James L. Malfetti, Ed.D, e Darlene J. Winter, Ph.D.

MITO: Tomar um pouco de café puro ajudará a pessoa a recuperar mais rápido a sobriedade.
FATOS: O café pode tornar a pessoa mais desperta, mas ainda estará bêbeda. O organismo só elimina o álcool a uma taxa fixa de oxidação, não importa quanto café a pessoa tome. Apenas com o tempo a pessoa voltará a ficar sóbria.

MITO: É OK dirigir, conquanto a pessoa não se sinta bêbeda.
FATOS: É perigoso confiar em como se sente. O álcool cria uma ilusão de bem-estar, fazendo com que a pessoa que bebeu pense que está tudo sob controle, quando, efetivamente, seus reflexos diminuíram.
Embora seja perigoso para qualquer pessoa dirigir depois de beber, isso é ainda mais arriscado para os jovens. Por quê?

Riscos Ímpares
Um dos fatores é a falta de experiência. Por exemplo, se fosse viajar de avião, preferiria um piloto jovem e novato, ou um veterano calejado, com muitos anos de tarimba de vôo?
A resposta é óbvia. Mas, por que preferir o piloto tarimbado? Porque sabe que as pessoas têm maior probabilidade de cometer enganos ou erros de cálculo quando a atividade lhes é algo novo.
O mesmo se aplica a dirigir depois de beber. Assim, um informe sobre a segurança de trânsito e o álcool observa que, entre jovens que bebem, o desempenho na direção “piora mais rápido do que no caso dos adultos, uma vez que o dirigir lhes é uma arte mais recente e menos rotineira. Em suma, a maioria dos adolescentes é, a um só tempo, composta de motoristas inexperientes e de bebedores inexperientes, e ainda mais inexperientes em combinar a bebida com a direção dum veículo.” — Senior Adults, Traffic Safety and Alcohol Program Leader’s Guide (Adultos Mais Velhos, Guia de Líder do Programa de Segurança do Trânsito e Contra o Álcool), de Darlene J. Winter, Ph.D.

O peso pode constituir outro fator — os jovens em geral pesam menos que os adultos. Quanto menos uma pessoa pesa, menos fluidos há em seu corpo para diluir o álcool consumido. Como ilustração: Imagine só pegar duas pedrinhas de açúcar, do mesmo tamanho, e dissolver uma num copo bem pequenino de limonada, e o outro num grande copo de limonada. Bem, a quantidade de açúcar em cada receptáculo seria a mesma, mas a concentração no menor seria bem mais elevada. Similarmente, a concentração de álcool é maior numa pessoa que pesa menos. E quanto maior a concentração de álcool na sua corrente sanguínea, tanto mais bêbedo se tornará.

Que Fará
Visto haver tantos problemas relacionados com o álcool, os jovens que praticam a abstinência total de álcool fazem o que é sábio. No entanto, não é errado beber com moderação, uma vez a pessoa tenha a idade legal e beba com moderação. (Veja Salmo 104,15; 1 Timóteo 5,23; Provérbios 23,31.) Mas algo inteiramente diferente é dirigir depois de beber. O que fará?
A Bíblia oferece este conselho sábio: “Argucioso é aquele que tem visto a calamidade e passa a esconder-se, mas os inexperientes passaram adiante e terão de sofrer a penalidade.” (Provérbios 22,3) A julgar pelos perigos de misturar a bebida com a direção dum veículo, será “argucioso” se fizer um voto para si mesmo de não misturar essas duas coisas. Poderá assim poupar-se de desnecessária “calamidade” — de ferimentos relacionados com uma colisão, que o deixariam aleijado ou que lhe ceifariam a jovem vida.
E poderá poupar igualmente a vida de outros. Talvez não se considere um assassino.
Todavia, ao misturar bebida e direção dum veículo, suas probabilidades de matar outra pessoa aumentam dramaticamente. “O motorista, os passageiros, os pedestres, e as pessoas em outros carros, são todos alvos iguais do motorista de reflexos reduzidos”, afirma Just Along for the Ride (Só Como Companhia Para a Viagem), editado pela Associação Nacional de Seguradores Independentes, dos EUA. Por que arriscar-se a incorrer em culpa de sangue? — Compare com Êxodo 21,29; Provérbios 6,16-17.
Não se deve desperceber a lei do país em que se vive. Em muitas localidades, dirigir bêbedo, ou dirigir com reflexos reduzidos, é proibido por lei. Muitas localidades estipulam também uma idade mínima para se beber, e a Bíblia nos manda ser obedientes às autoridades governamentais. (Romanos 13,1; Tito 3,1) Dessa forma, pode evitar não só ser multado, ou ser preso, mas também incorrer no desagrado de Deus. — Romanos 13,2-5.
Além de abster-se de dirigir depois de beber, há outras coisas que pode fazer para poupar a si mesmo e a outros de um acidente de trânsito que envolva bebidas alcoólicas: (1) Não entre num carro cujo motorista andou bebendo. A vida é uma dádiva de Deus. (Romanos 6,23) Por que colocar tal dádiva preciosa nas mãos de alguém que andou bebendo? (2) Não deixe que um amigo dirija, se ele andou bebendo. Ele talvez fique zangado, mas, uma vez caia em si, pode ser que reconheça com apreço o bem que lhe fez. — Compare com Salmo 141,5.
“Realmente fico apavorado em pensar que poderia ter matado alguém naquela noite”, afirma Miguel. “Até hoje sinto receio de dirigir à noite, sabendo que lá fora há motoristas nas mesmas condições em que eu estava naquela noite.” Miguel não mais mistura de forma alguma o dirigir um veículo e beber. E você? Não se arrisque, imaginando que ‘Isso nunca acontecerá comigo’. Tenha a audácia de ser diferente. Prometa a si mesmo que não vai dirigir depois de beber. Daí, não importa o que os outros digam ou façam, cumpra aquilo que prometeu.

  A imprensa com freqüência publica notícias de acidentes de trânsito relacionados com o álcool. É fácil pensar: ‘Isso nunca acontecerá comigo!’ Tais tragédias, porém, acontecem com muito mais freqüência do que talvez imagine. Considere alguns dos fatos que merecem ponderação sobre os jovens, e o dirigir depois de beber:
  “O consumo de álcool por parte dos jovens está aumentando na maior parte do mundo. . . . Acidentes nas rodovias, muitos dos quais relacionados com o álcool, são uma das maiores causas de mortes e de deficiências permanentes entre os jovens.” — World Health (Saúde Mundial, órgão da OMS).
  “Há um adolescente envolvido num acidente relacionado com o álcool [nos EUA] a cada 10 segundos, menos tempo do que se leva para preparar um drinque.” — Revista Aide.
  “O adolescente tem quatro vezes mais probabilidade de sofrer uma colisão relacionada com o álcool do que qualquer outro motorista. . . . Enquanto a expectativa de vida da maioria das pessoas nos [EUA] está crescendo, a da faixa etária dos 15 aos 24 anos não está.” — Just Along for the Ride.
  Assim, antes de sequer pensar em dirigir depois de beber, lembre-se — isto lhe pode acontecer!

Extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário