Esclarecimento aos ateus

sábado, 21 de janeiro de 2012



Neste vídeo eu esclareço algum mal entendido decorrido de dois vídeos anteriores, onde me expressei mal com relação a alguns termos. Aqui, esclareço completamente o ocorrido e demonstrar, claramente, o que quero dizer por ateu e "ateísta militante".

Por ateísta militante quero só dizer um antireligioso, que odeia a religião. Ateu é só aquele que não crê em Deus. Ponto. Ateísmo não tem facção, seita, casta, nada disso. O que estava me referindo é ao COMPORTAMENTO desses últimos em alguns casos e não aos ateus.

Então, a intenção de se separar ateu de neoateu é para preservar, para não atribuir um tipo de prática, um tipo de comportamento a quem não tem.

Quando eu falo que um cara é um neoateu é pra não colocar uma pessoa que não concorda, seja um cético ou ateu ou agnóstico, que não quer a destruição da religião (Durkheim, Levi-Strauss, Jacques Le Goff, que são pessoas riquíssimas das áreas sociais, de antropologia) de alguém como Elias Calles ou Tomás Garrido Canabal, da guerra cristera anticatólica.

Assim, quando eu falo "neoateu" ou "ateísta militante" refiro-me a pessoas como esses últimos. Não dá pra colocar um Bertrand Russell junto com uns caras desses como Calles ou Canabal.

Para saber mais:

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2011/04/11/richard-dawkins-confirma-sam...

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2010/11/01/quatro-pontos-que-diferencia...

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2010/10/18/tecnica-neo-ateismo-e-um-ter...

http://teismo.net/quebrandoneoateismo/2010/08/26/tecnica-nao-sou-neo-ateu-ent...

0 comentários:

Postar um comentário