Praticar a Justiça

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Andar como filhos de Deus também significa fazer o que é justo. (Leia 1 João 3,4-5.) “Todo aquele que pratica pecado está também praticando o que é contra a lei”, do ponto de vista de Deus, cujas leis o pecador viola. (Isaías 33,22; Tiago 4,12) Todo pecado é “contra a lei”, uma transgressão das leis de Deus. Praticar o pecado é contrário ao espírito cristão, e somos gratos de que Jesus Cristo “foi manifestado” como humano “para tirar os nossos pecados”. Visto que “não há nele pecado”, ele pôde apresentar a Deus o único plenamente satisfatório sacrifício expiador de pecados. — Isaías 53,11-12; Hebreus 7,26-28; 1 Pedro 2,22-25.
“Todo aquele que permanece nele [o Filho] não pratica pecado.” (Leia 1 João 3,6.) Sendo imperfeitos, talvez cometamos ocasionalmente um ato de pecado. Mas, o pecado não é uma prática entre os que permanecem no Filho e, assim, no Pai. Os praticantes do pecado não ‘têm visto’ a Jesus com o olho da fé; tampouco os pecadores habituais, como os apóstatas, ‘conhecem’ e apreciam a Cristo como o expiador de pecados, o “Cordeiro de Deus”. — João 1,36.
João avisa contra ser desencaminhado. (Leia 1 João 3,7-8.) “Não vos deixeis desencaminhar”, diz o apóstolo, acrescentando: “Quem estiver praticando justiça [por guardar a lei de Deus] é justo, assim como esse [Jesus Cristo] é justo.” A nossa pecaminosidade nos impede de sermos justos no mesmo grau que o nosso Grande Exemplo. Mas, pela graça de Deus, os seguidores ungidos de Jesus podem continuar andando como filhos de Deus.
O praticante deliberado de pecado “origina-se do Diabo”, que tem estado pecando “desde o princípio” de sua carreira de rebelião contra Deus. Mas, o Filho de Deus “foi manifestado . . . para desfazer as obras” de Satanás, que consistem em promover o pecado e o mal. Isso inclui anular os efeitos da morte adâmica pela expiação do pecado através de Cristo e a ressurreição dos no Seol (Hades), bem como o esmagamento da cabeça de Satanás. (Gênesis 3,15; 1 Coríntios 15,26) No ínterim, que nós, cristãos, evitemos a prática do pecado e da injustiça.

0 comentários:

Postar um comentário