Réplica ao "governofoderal" por seu vídeo

sábado, 14 de janeiro de 2012

Neste vídeo respondo a alguns dos equívocos que o "governofederal" não entendeu bem em meu vídeo sobre "Esclarecimentos e objetivos do Logos".

O vídeo dele está em: http://youtu.be/s4NXuM7Sius

Aqui vou responder a algumas questões que espero que deixem bem claro o que quis dizer:

1 - Você é contra os ateus se manifestarem?
Evidentemente que não. Vivemos numa sociedade democrática, num país laico. Todos podemos nos manifestar dentro do espírito do respeito às leis e a Constituição. Nunca disse que ateu tem que ficar calado e cristão tem que falar. Isso é um nonsense.
O que questiono são os NEOATEÍSTAS (esse termo vou explicar melhor depois) e seus métodos. O ateísmo, assim como o teísmo, sempre existiram e sempre em diálogo. Mas o que caracteriza o novo movimento neoateísta são suas alegações diferenciadas do que os ateus anteriormente se expressavam.

2 - Você quer acabar com o ateísmo com seus vídeos?
Claro que não. Quero esclarecer e responder equívocos que alegam contra a fé cristã. Eu não estou aqui defendendo outras religiões ou seus membros em particular. Posso ter elementos e ensinos em outras religiões que gosto e admiro muito, mas tenho que esclarecer nos pontos onde se chocam com a cosmovisão cristã.
O ateísmo

3 - O ateísmo é uma cosmovisão?
Uma cosmovisão é termo popularizado por globalistas, em vez de ponto de vista nacional. É comumente usada para descrever um conjunto de crenças de um indivíduo que afetam a maneira como ele vê e responde ao mundo.
O termo se originou em 1858 a partir de uma tradução do alemão termo filosófico Weltanschauung, mas foi popularizado por globalistas no final do século 20.

Uma visão do mundo é muitas vezes intimamente ligada à suas crenças teológicas. Por exemplo, o islamismo e o cristianismo afirmam absolutos morais e o criacionismo por causa de suas crenças na existência de Deus. Em contraste, os humanistas seculares, marxistas e pós-modernistas são forçados a aceitar o relativismo moral e a teoria da evolução por seu ateísmo.

Visões de mundo são como opiniões... todo mundo tem uma. Uma cosmovisão é a tradução da realidade do ponto de vista pressuposicional. Simplificando, é o jeito de ver a verdade através de seu sistema de crenças. Os ateus veem a realidade através de uma análise da inexistência de Deus e, portanto, todos os argumentos para o ateísmo partem desse pressuposto. Da mesma forma, o cristianismo pressupõe a existência de Deus. Um apologista é aquele que responde às visões de mundo pressuposicionais opostas à cosmovisão cristã.

Então, é o ateísmo uma cosmovisão? Sim, é. Pense sobre isso, pois todas as outras áreas e opiniões de um indivíduo podem ser derivadas desse pressuposto (não há moral absoluta; a moral é relativa; a verdade é relativa; a moral tem a ver com sofrimento e felicidade; a vida não tem sentido; nillismo, etc.)

4 - O que quis dizer por "ateu clássico"?
Ora, Nietzsche, Hume, Rosseau, Marx, etc. Preciso dizer mais?

5 - O que quer dizer por "neoateísta"?
Qualquer indivíduo com o modus operandi de querer eliminar a religião da esfera pública, reduzir os teístas a cidadãos de segunda categoria, alegar que a ciência "enterrou Deus", que tudo o que pode ser aceito é o que se prova "empiricamente" pelos "métodos científicos" (sic) e outras coisas. Exemplo? Os quatro (ou melhor, agora três cavaleiros do Apocalipse).

5 - Qual a diferença entre um ateu e um neoateísta?
Como eu disse, não fui eu que criei este termo "neoateísta". É um termo amplamente usado pelos meios e surgiu na revista ateísta Wired. Eles condenam não apenas a crença em Deus, mas o respeito pela crença em Deus. A religião não só é errada: é má.
Os ateus anteriores como Hume e Voltaire jamais se expressaram dessa forma. E é esta forma aguerrida e virulenta de se opor a toda crença como "irracional" e "virulenta" à humanidade, generalizando cristãos comprometidos e respeitáveis com terroristas fundamentalistas, que criam o teor da mensagem neoateísta.

0 comentários:

Postar um comentário