29 de março de 2012 (LifeSiteNews.com) - "A comunidade ateia é uma comunidade diversificada", disse um palestrante na Convenção Americana Ateia, em Washington, DC, para uma rodada de aplausos e vivas. "Temos aqui pessoas de todos os gêneros, raças, religiões e orientações sexuais."
Mas, como os seculares pró-vida descobriram após a criação de uma tabela de informações na convenção e mistura entre os 25.000 participantes do "Comício da Razão" no dia anterior, para muitos ateus, o entusiasmo para a diversidade termina onde a linha filosófica sobre questões como o aborto começa.


"Há uma guerra no útero", disse Elizabeth Cornwell, diretora-executivo da Fundação Richard Dawkins. "Uma guerra baseada em dogma, uma guerra baseada na ignorância, uma guerra com base no desejo de poder. Os radicais religiosos querem envolver as mulheres em uma burca invisível. Eles querem tirar o direito da mulher a controlar seu próprio corpo. Isto não se trata de declarar um blastocisto como um ser humano. Não ... Trata-se de erradicar um direito da mulher para tomar seu lugar pleno na sociedade!"


Como um secular pró-vida acredito que meu caso é cientifica e filosoficamente correto. A ciência admite que a vida humana começa na fecundação, então segue-se que o aborto é edaísmo e discriminação contra um membro da nossa própria espécie, com base nas características fora de seu controle. Enquanto eu ouvia outro orador denunciar todas os pró-vida como "fanáticos religiosos que procuram escravizar mulheres e ocupar vaginas", isso me incomodou em ver a posição pró-vida julgada improcedente na sua totalidade ao lado de outros dogmas da religião.


"Eu não entendo como algumas mulheres podem ser tão odiosas para outras mulheres", disse um participante que se aproximou da mesa secular pró-vida. Seu comentário veio depois que um representante da Pensilvânia que recentemente disse que mulheres pró-vida são como "homens com mamas".


A presidente da organização secular pró-vida, Kelsey Hazzard, não odeia as mulheres. Kelsey é parte de uma equipe que está lançando o www.AbortionSafety.com - um site que irá expor o número de processos por imperícia médica na indústria do aborto chamado "legal e seguro", e ajudar as mulheres a fazer uma escolha informada. No entanto, é intelectualmente desonesto argumentar "escravidão", sem abordar a questão de direitos humanos concorrentes entrelaçados com a própria obrigação de um filho dependente.


Nosso tempo na convenção ateia não foi nem um pouco em vão. Um número de ateus pró-vida se aproximou de nós, demonstrando estar muito felizes de estarmos lá e disseram: "Obrigado! Eu pensei que eu era o único!" Muitos outros passaram horas ocupando-nos de bons e profundos debates e, a concessão de um número de nossas instalações e diálogo mais convidativo sobre o assunto. "Eu não concordo com você, mas estou impressionado com você", disse um jovem após uma longa discussão. "Esta é a primeira vez que eu ouvi alguém defender [a pró-vida] com uma visão de razão e argumentos racionais."


As palavras do rapaz nos lembraram da necessidade dos pró-vida de usar argumentos seculares ao apelar para um público secular. Na verdade, os ateus não são os únicos a ser exclusivos dentro de suas fileiras. Foi-me dito por colegas pró-vida em mais de uma ocasião que eu não tenho que ser pró-vida se não for católico. Eu sei de vários amigos pró-vida, incluindo gays e lésbicas pró-vida, que se sentem no ostracismo a partir do movimento para serem capazes de se engajar no ativismo significativo com o resto de nós. Até me foi dito que se os não-católicos pró-vida querem eventos com uma abordagem não-católica "deveríamos manter os nossos próprios eventos." O movimento pró-vida não pode se dar ao luxo de ser exclusivo, especialmente tendo em conta o público que visa primordialmente alcançar, e sua condição de minoria.
 
Meus amigos ateus pró-vida e eu somos uma minoria dentro do movimento pró-vida, e uma minoria entre os ateus. Ambos os movimentos poderiam fazer muito mais com uma mente aberta. Afinal, se existe um Deus ou se Deus não existe, todos nós temos de encontrar soluções sociais que nos permitam viver juntos neste planeta.
 
Você pode ler um resumo mais detalhado das experiências de secularistas pró-vida e intercâmbios na Convenção Ateísta Americana em seu blog. Leia os relatos do dia 1 e dia 2 .