Como chegar até o Santuário de La Salette (local da aparição)

domingo, 4 de março de 2012


Por vezes, leitores perguntam como chegar até o Santuário de La Salette, estrada, condução, etc.

Nossa experiência pessoal é mínima. Só pude ir uma vez, embora não faltem desejos intensos de voltar.

Porém, como escreveu algum literato: “no mundo dos cegos, o caolho é rei”, eis algumas experiências que costumo contar aos missivistas, desejando que possam ser úteis a quem quer que seja. E aguardando que algum outro peregrino possa enviar dicas ainda melhores para a romaria.

La Salette fica na França, porém bem longe de Paris aonde chega a maioria dos vôos comerciais que partem do Brasil.

Fica quase encostada na fronteira com a Itália, mais perto de Turim, a cidade de São João Bosco.

La Salette é uma aldeia. A capital da região é Grenoble.

Desde Paris há muito trem para Grenoble porque é uma região muito freqüentada pelo turismo. A grande maioria sai da estação ‘Gare de Lyon’ (preferir os trens TGV diretos que demoram por volta de três horas, sem trocar de comboio).

Corps, cidade onde nasceram os videntes
A chegada é na ‘Gare Routière’ de onde partem ônibus para Corps (a cidadinha mais próxima do local da aparição) a cada hora aproximadamente. Horários. Demoram por volta de duas horas, mas têm suas complicações pois param muito.

De carro, é tudo auto-estrada, passando por Lyon. Em Grenoble é preciso pegar uma estrada histórica: a Rota de Napoleão, em direção a Gap. A bem dizer é a única.

É uma estradinha ultra-pitoresca em bom estado e consome por volta de uma hora, ou hora e meia, até a cidade de Corps. Mais dados sobre Corps aqui.


Corps é uma cidade pequenina onde há vários hotéis com preços razoáveis. Lá nasceram os videntes e Maximin está enterrado no cemitério da cidade que está sempre aberto.

Ali se encontram as casas onde nasceram os videntes. A casa de Mélanie foi restaurada recentemente, segundo me informaram. Quando eu estive estava quase abandonada.

A partir de Corps se sobe até o santuário que fica no alto da montanha. Há só 14 kms, mas é uma ascensão em que o carro vira avião.

A estrada é boa e o panorama magnífico. Esta estrada passa ao lado da aldeia de La Salette-Fallavaux, que dá o nome à aparição, e termina no santuário.

Ali há estacionamento e uma hospedaria muito grande para romeiros, com quartos muito simples, mas limpos e muito em conta, e um restaurante. Mais nada, além das instalações do santuário.

Na época que eu fui (fim do inverno, quase sem visitantes) não havia condução de Corps até o santuário, mas creio que sim há nas épocas com menos frio e mais visitante. Eu fui de carro.

Os hotéis de Corps têm mais charme. A hospedagem lá encima não santuário tem a comodidade da localização.

A região toda é belíssima, cheia de locais para visitar, e La Salette fica num local privilegiado, sobre tudo, abençoado.

Quem puder ir reze por mim em La Salette.



Mapa para chegar ao local da aparição
Ver mapa maior

Fonte: http://aparicaodelasalette.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário