Nossa experiência pessoal é mínima. Só pude ir uma vez, embora não faltem desejos intensos de voltar.
Porém, como escreveu algum literato: “no mundo dos cegos, o caolho é rei”, eis algumas experiências que costumo contar aos missivistas, desejando que possam ser úteis a quem quer que seja. E aguardando que algum outro peregrino possa enviar dicas ainda melhores para a romaria.
La Salette fica na França, porém bem longe de Paris aonde chega a maioria dos vôos comerciais que partem do Brasil.
Fica quase encostada na fronteira com a Itália, mais perto de Turim, a cidade de São João Bosco.
La Salette é uma aldeia. A capital da região é Grenoble.
Desde Paris há muito trem para Grenoble porque é uma região muito freqüentada pelo turismo. A grande maioria sai da estação ‘Gare de Lyon’ (preferir os trens TGV diretos que demoram por volta de três horas, sem trocar de comboio).
Corps, cidade onde nasceram os videntes |
De carro, é tudo auto-estrada, passando por Lyon. Em Grenoble é preciso pegar uma estrada histórica: a Rota de Napoleão, em direção a Gap. A bem dizer é a única.
É uma estradinha ultra-pitoresca em bom estado e consome por volta de uma hora, ou hora e meia, até a cidade de Corps. Mais dados sobre Corps aqui.
Corps é uma cidade pequenina onde há vários hotéis com preços razoáveis. Lá nasceram os videntes e Maximin está enterrado no cemitério da cidade que está sempre aberto.
Ali se encontram as casas onde nasceram os videntes. A casa de Mélanie foi restaurada recentemente, segundo me informaram. Quando eu estive estava quase abandonada.
A partir de Corps se sobe até o santuário que fica no alto da montanha. Há só 14 kms, mas é uma ascensão em que o carro vira avião.
A estrada é boa e o panorama magnífico. Esta estrada passa ao lado da aldeia de La Salette-Fallavaux, que dá o nome à aparição, e termina no santuário.
Ali há estacionamento e uma hospedaria muito grande para romeiros, com quartos muito simples, mas limpos e muito em conta, e um restaurante. Mais nada, além das instalações do santuário.
Na época que eu fui (fim do inverno, quase sem visitantes) não havia condução de Corps até o santuário, mas creio que sim há nas épocas com menos frio e mais visitante. Eu fui de carro.
Os hotéis de Corps têm mais charme. A hospedagem lá encima não santuário tem a comodidade da localização.
A região toda é belíssima, cheia de locais para visitar, e La Salette fica num local privilegiado, sobre tudo, abençoado.
Quem puder ir reze por mim em La Salette.
Mapa para chegar ao local da aparição
Ver mapa maior
Fonte: http://aparicaodelasalette.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário