Sistemas políticos e a busca da verdadeira felicidade

domingo, 18 de março de 2012



Neste vídeo eu faço uma introdução sobre a busca da felicidade humana por meio de alguns sistemas político econômicos. Onde alguns tiveram mais sucesso enquanto outros falharam? O DESEJO de prosperidade material não é errado em si mesmo. Mas é suficiente para produzir verdadeira felicidade?

Será que o capitalismo, o comunismo e o socialismo se esqueceram do ingrediente primário para a verdadeira felicidade? E poderia esta importante falta explicar, pelo menos em parte, por que esses sistemas falharam em tornar as pessoas realmente felizes?

A sinceridade dos homens que devotam sua vida inteira a esforços visando tornar bem-sucedido o capitalismo, o comunismo ou o socialismo não pode ser negada. E cada sistema tem tido êxito em elevar o padrão de vida em certos países, para certas pessoas. Mas, produziram eles a genuína felicidade para a maioria em tais países? Acabaram com o crime, a violência e a guerra? Tem qualquer um desses sistemas eliminado o suicídio, o vício de drogas ou o alcoolismo?

O propósito declarado desses vários sistemas humanos é promover um modo de vida que é considerado o melhor para todos ou, pelo menos, para "o maior número". Atribuem importância em grau maior ou menor à liberdade ou à igualdade como sendo básica para a felicidade humana. O capitalismo está disposto a sacrificar a igualdade em favor da liberdade. O comunismo põe a igualdade acima da liberdade. A socialdemocracia tenta conciliar os interesses de ambos. Mas nenhum deles conseguiu mudar a natureza humana. O egoísmo humano revela o pior nos capitalistas, transformando muitos deles em exploradores injustos; converteu as experiências comunistas em capitalismo de Estado, as pessoas comuns sendo exploradas pelo Estado em vez de por capitalistas individuais ou gigantescas empresas; arruinou os sonhos socialistas utópicos.

Sim, para sentir verdadeira felicidade, o homem precisa ter um "padrão de valores". Mas, o estado atual do mundo mostra além de dúvida que a filosofia, a economia política, a ciência e a tecnologia humana, todas falharam em suprir o homem de um conjunto válido de valores. As pessoas fariam bem, portanto, em não desprezar o único livro que fornece um padrão de valores confiável — a Bíblia e a Moral Absoluta, que é Deus.

Muitos tentaram, em vão, construir o Paraíso aqui na Terra mas o cristão sabe que seu Paraíso é com Deus, a Perfeição Absoluta.

0 comentários:

Postar um comentário