[A Ressurreição] Vigília Pascal

sábado, 7 de abril de 2012

A liturgia da Vigília Pascal é a liturgia mais bela na Igreja Católica Romana. Este percorre a Vigília Pascal, e inclui as palavras para o Exsultet.

Instruções

Embora comemorada na noite do Santo sábado, é a dramática liturgia da vigília de Páscoa que marca o início da Páscoa. Estamos aguardando o retorno do nosso Mestre com nossas lâmpadas cheias e acesas, de modo que ele vai encontrar-nos despertos e assentos à sua mesa (cf. Lc 12,35 ss). Todos os católicos devem tentar assistir a este belo serviço. A vigília está dividido em quatro partes: 1) Serviço de luz, 2) Liturgia da Palavra, 3) Liturgia do batismo, e 4) a Liturgia da Eucaristia.

1) Serviço de Luz A atmosfera na igreja é diferente: as pias da água benta são esvaziadas, todas as luzes estão apagadas, o tabernáculo está vazio. O serviço começa fora da igreja. Um novo fogo está aceso e abençoado.
Um círio pascal é preparado com estas palavras, enquanto o sacerdote marca a vela:
Cristo ontem e hoje (braço vertical da cruz) o princípio e o fim (braço horizontal da cruz) Alpha (alfa acima da cruz) e Omega (ômega abaixo da cruz) todo o tempo lhe pertence (número 2 no canto superior esquerdo da cruz) e todas as eras (numeral 0 no canto superior direito da cruz) a Ele a glória e o poder (numeral 0 no canto inferior esquerdo) através de cada era para sempre. Amém. (numeral 0 no canto inferior direito)
O sacerdote acende a vela do novo fogo, dizendo:
Que a luz de Cristo, elevando-se em glória, dissipe a escuridão de nossos corações e mentes.
A vela é então processada através da igreja, com o diácono levantando a vela em três vezes diferentes, cantando: Cristo, nossa luz (Lumen Christi) e a congregação canta em resposta: Graças a Deus (Deo gratias). Todos luzes das velas sao acesas a partir do círio pascal e continuam em procissão até a igreja inteira estar acesa. O círio pascal simboliza Cristo, a Luz do Mundo.
Em seguida vem a gloriosa música da Páscoa da Igreja Católica: o Exsultet (proclamação da Páscoa).  Este Hino magnífico, que é notável pela sua beleza lírica e profundo simbolismo, anuncia a dignidade e o sentido do mistério da Páscoa, que fala de pecado do homem, da misericórdia de Deus, e do grande amor do Redentor para a humanidade, advertindo-nos a agradecer a Trindade por todas as graças que nosforam dispensadas"(© 1947 "Com Cristo através do Ano", por Bernard Strasser). Isso geralmente é cantado pelo diácono.
Exsultet (excertos) Alegrem-se, poderes celestiais! Cantai,coros de anjos! Exultai, toda a criação ao redor do trono de Deus! Jesus Cristo, nosso Rei ressuscitou! Soe a trombeta da salvação!
Alegra-te, ó terra, em brilhante esplendor, radiante no brilho do seu Rei! Cristo venceu! A Glória vos preenche! As trevas desaparecem para sempre!
Alegrai-vos, ó Mãe Igreja! Exultai em sua glória! O Salvador ressuscitado brilha sobre vós! Vamos ecoar este lugar com alegria, ecoando a poderosa canção de todo o povo de Deus!
Porque Cristo nos resgatou com seu sangue, e pagou por nós o preço do pecado de Adão ao nosso Pai eterno!
Esta é a noite, quando os cristãos em toda parte, lavados do pecado e livre de toda impureza, são restaurados para dar graças e crescerem juntos em santidade.
Esta é a noite, quando Jesus quebrou as cadeias da morte e ressuscitou triunfante do túmulo.
Que bom seria a vida teria sido para nós, se Cristo não viesse como nosso Redentor?
Pai, como é maravilhoso o seu cuidado por nós! Como ilimitado é seu amor misericordioso! Para resgatar o escravo deu o seu Filho.
O poder desta santa noitedissipa todo o mal, lava as culpas, restitui a inocência perdida, alegra os aflitos, lança fora o ódio, nos traz a paz e humilha o orgulho terreno.
Aceite este círio pascal, uma chama dividida, mas ofuscada, uma coluna de fogo que brilha à honra de Deus.
Que se misture com as luzes do céu e continue queimando bravamente para dissipar as trevas da noite!
Que a Estrela da Manhã que nunca se põe encontre essa chama ainda queimando: Cristo, a Estrela da Manhã, que voltou dos mortos, e derramou a sua luz pacífica em toda a humanidade, seu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. R. Amen.
Para mais informações sobre esta canção Páscoa consulte O Exsultant da Biblioteca Cultura Católica.

2 Liturgia) da Palavra
Durante a vigília de Páscoa, nove leituras, sete do Antigo Testamento e dois do Novo Testamento, são fornecidas. Nem todas são obrigadas a serem lidas devido a limitações de tempo, mas pelo menos três leituras do Antigo Testamento devem ser lidas, incluindo Êxodo 14. Essas leituras ajudam-nos a meditar sobre as obras maravilhosas de Deus por seu povo desde o início dos tempos. As leituras são: 1) a história da criação, Gen 1,1-2, 2, 2) Abraão e Isaque, Gn 22,1-18; 3) Travessia do Mar Vermelho, Êxodo 14,15-15:01, 4 ) Isaías 54,5-14; 5) Isaías 55,1-11; 6) Baruch 3,9-15.32-4:4; 7) Ezequiel 36,16-17.18-28; 8) Romanos 6,3-11; e 9) Leitura do Evangelho Marcos 16,1-7. O Glória é cantado antes da leitura da Epístola de Romanos, e o Aleluia é cantado antes do Evangelho.
 
3) Liturgia do Batismo
Durante este momento a água é abençoada Páscoa, os novos membros são levados para a Igreja através do batismo, e os fiéis são abençoados com água e renovam suas promessas batismais.
 
4) Liturgia da Eucaristia
Assim, retoma a missa, com as orações especiais inseridos durante a Oração Eucarística. Toda a igreja é chamada a juntar-se à mesa do sacrifício que Cristo preparou para nós através da sua morte e ressurreição. A missa termina com o glorioso
 
V. A Missa terminou, ide em paz, aleluia, aleluia. R. Graças a Deus, aleluia, aleluia.

Jennifer Jennifer Miller Gregory G. Miller
Fonte Atividade: Texto Original (JGM) por Jennifer Gregory Miller, © Copyright 2003-2009 por Jennifer Gregory Miller
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário