Ateísmo, cristianismo e a tragédia na Noruega (uma reflexão)

sexta-feira, 29 de junho de 2012


Por Robert Driskell
Tradução: Emerson de Oliveira

É uma pena que as ações horríveis de Anders Breivik, que matou dezenas de estudantes que participavam de um acampamento da juventude europeia, deva ser usado para atacar o cristianismo. Ateus foram rápidos em apontar para o cristianismo como a causa, embora um problema subjacente, de fúria insana do homem.

Não é nenhuma surpresa que os ateus são rápidos a acreditar nas palavras deste assassino quanto às suas alegações religiosas, embora se saiba que ele é muito menos do que uma fonte confiável. Eles estão mais interessados ​​em desacreditar o cristianismo do que chegar à verdade.

Na verdade, os ateus e secularistas estão sendo desonestos quando atribuem as ações Breivik a Deus ou o cristianismo. As crenças do cristianismo são encontradas na Bíblia e na Igreja. As ações de Breivik estão em oposição direta ao que a Bíblia ensina. Quando alguém perguntou a Jesus qual era o maior mandamento, Ele disse: "E amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, e com toda tua alma e com toda a mente e com toda sua força. O segundo é este: 'Amarás o teu próximo como a ti. "Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12:30-31 NVI). Jesus estava dizendo que cada pensamento e ação do cristão deve ser motivado pelo amor de Deus e nosso ser humano. Mesmo o ateu deve admitir que a vida de acordo com as palavras de Jesus excluiria cometer as ações assassinas de Breivik. Qualquer um pode afirmar acreditar em algo, mas suas ações vão verificar ou desmentir essa afirmação.

Em nenhum lugar os seguidores de Cristo (que é a definição completa de um verdadeiro cristão) são incentivados a promover a sua fé por meios violentos. Os cristãos devem andar do lado do pacifismo. Quando Jesus enviou Seus discípulos em um mundo hostil, disse-lhes:
"Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; para ser astutos como as serpentes e inocentes como as pombas" (Mateus 10,16 NVI). Jesus disse-lhes para ter cuidado, mas não enganosos ou desonestos. O apóstolo Paulo instrui os cristãos sobre a maneira correta de interagir com os outros, quando ele escreveu: "Se possível, na medida em que depende de vós, tende paz com todos os homens" (Romanos 12,18 NVI).

Qualquer pessoa com a mínima compreensão do Deus da Bíblia sabe que o tipo de comportamento de Breivik exposto é errado, imoral, mal, etc. Do início ao fim, a palavra de Deus condena o assassinato. Na Bíblia, a única vez que matar alguém era aceitável era quando o próprio Deus ordenou. Como Criador, sustentador e fonte da vida, Ele tem o direito de dar a vida e tirá-la. Nós, seres humanos, não temos esse direito. Breivik não foi sancionado pelas crenças cristãs, ou Deus, para fazer o que ele fez. Ele é outro trágico exemplo da pecaminosidade do homem levada ao extremo.

Foi declarado por um ateu que: "Breivik construiu sua agenda terrorista e ordem mundial sobre o cristianismo e os cristãos devem se levantar para refutar as afirmações filosóficas e não apenas as declarações de identidade". No entanto, Breivik não derivou suas idéias do cristianismo de Cristo. Breivik simplesmente ligou o nome cristão a seus delírios de conquista.Assim como Hitler fez, um grande demagogo que usurpou palavras cristãs para ludibriar um povo que estava imbuído de cristianismo. Mas Hitler não era mais cristão em seus atos do que Paulo Maluf ou Cidinha Campos são honestos na política. Um fato que qualquer um iria perceber se eles entendessem o que REALMENTE é o cristianismo. Jesus nunca afirmou que Seus seguidores devem converter outros pela força ou pela violência. Pelo contrário, os cristãos são chamados a compartilhar o amor de Cristo com os outros. Seria preciso uma mente distorcida, como Breivik, para pensar que o que ele fez foi motivado pelo amor. Certamente, mesmo os ateus não acreditam nisso. No entanto, os ateus ainda vai dizem que esta tragédia se deveu a uma ligação de Breivik com a religião cristã.

Muito tem sido escrito sobre o "manifesto" de Breivik. Ele escreveu muitas vezes sobre o seus pontos de vista "cristãos". Mas, quantas citações da Bíblia estão contidas nele? Parece que sua filosofia se baseia mais em suas próprias fantasias equivocadas do que na verdade bíblica. Sua filosofia é terrivelmente equivocada, isso é verdade. No entanto, não é culpa do cristianismo ou a responsabilidade da comunidade cristã pedir desculpas ou tentar corrigir este equívoco. Aqueles que conhecem Jesus Cristo, sabemo que o horrível ato de Breivik foi mal. Aqueles que não conhecem Jesus vão inventar todos os tipos de cenários para transferir a culpa para isso, embora a verdade é que Breivik era um ser humano pecador que foi capaz de agir fora de suas ilusões de uma maneira mais horrível.

Breivik precisa de Jesus Cristo ... como todos nós.

0 comentários:

Postar um comentário