Como posso explicar o conceito da Bíblia sobre a homossexualidade?

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Numa cerimônia de premiação, a plateia foi ao delírio quando duas atrizes famosas se cumprimentaram com um beijo apaixonado! Os observadores inicialmente ficaram chocados, depois aplaudiram em apoio. Os “gays” consideraram isso uma vitória. Para outras pessoas, não passou de um golpe publicitário. Nos dias seguintes, a cena do beijo apareceu repetidas vezes nos telejornais e foi vista por milhões de pessoas na internet.

CONFORME mostra o episódio acima, uma das coisas que mais causa alvoroço na mídia é quando celebridades dão a entender ou dizem abertamente que são gays, lésbicas ou bissexuais. Algumas pessoas as elogiam por sua coragem; outras as condenam por sua vida imoral. Muitos que não têm uma opinião forte sobre o assunto consideram a homossexualidade apenas um estilo de vida alternativo. “Quando eu estava na escola”, disse Daniel, de 21 anos, “se você não fosse a favor da homossexualidade, era chamado de preconceituoso até mesmo por alunos que não eram gays”.
Os conceitos sobre a homossexualidade variam de uma geração para outra e de um país para outro. Mas os cristãos não são “levados para cá e para lá por todo vento de ensino”. (Efésios 4,14) Grande parte do conceito deles se baseia na Bíblia.
Mas qual é o conceito da Bíblia? Se você segue os princípios de moral da Bíblia, o que vai dizer aos que acham que você é preconceituoso, crítico ou até mesmo homofóbico, ou seja, alguém que odeia os homossexuais? Analise as seguintes perguntas ou declarações e as possíveis respostas.

“O que a Bíblia diz sobre a homossexualidade?”
“Ela deixa claro que Deus criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher, e apenas se forem casados. (Gênesis 1,27, 28; Levítico 18,22; Provérbios 5,18, 19) A Bíblia condena a fornicação, quer entre pessoas do mesmo sexo quer entre pessoas de sexos diferentes.” — Gálatas 5,19-21.

“O que você acha da homossexualidade?”
“Eu não odeio os homossexuais, mas não apoio o que eles fazem.”
Lembre-se: Se você segue os princípios de moral da Bíblia, então esse é seu estilo de vida, e você tem o direito de segui-lo. (Josué 24:15) Não tenha vergonha da sua opinião sobre esse assunto. — Salmo 119:46.

“Não é dever dos cristãos respeitar todas as pessoas, não importa a orientação sexual delas?”
“Com certeza. A Bíblia diz: ‘Honrai a homens de toda sorte’, ou, como diz a Bíblia Fácil de Ler: ‘Respeitem todas as pessoas.’ (1 Pedro 2:17) Assim, os cristãos não são homofóbicos. Eles são bondosos com todas as pessoas, incluindo os gays.” — Mateus 7:12.

“Você não acha que sua opinião sobre a homossexualidade incentiva o preconceito contra os gays?”
“De forma alguma. Eu rejeito a conduta homossexual, não as pessoas homossexuais.”
Você pode dizer também: “Por exemplo, eu decidi não fumar. Na verdade, tenho nojo só de pensar em fazer isso. Mas suponhamos que você fume e pense diferente de mim. Eu não teria nenhum preconceito contra você por causa da sua opinião, e tenho certeza que você não teria nenhum preconceito contra mim por causa da minha opinião, não é verdade? O mesmo acontece com a nossa diferença de opinião sobre a homossexualidade.”

“Jesus não pregava a tolerância? Você não acha que os cristãos deveriam tolerar a homossexualidade?”
“Jesus não incentivou seus seguidores a aceitar todo e qualquer estilo de vida. Na realidade, ele ensinou que o caminho para a salvação está aberto para ‘todo aquele que nele exercer fé’. (João 3,16) Um modo de exercer fé em Jesus é seguir os princípios de moral de Deus, que proíbem certos tipos de conduta — incluindo a homossexualidade.” — Romanos 1,26, 27.

“Os homossexuais não conseguem mudar; eles nasceram assim.”
“A Bíblia não fala dos fatores biológicos envolvidos na homossexualidade, embora reconheça que algumas tendências sejam bem fortes. (2 Coríntios 10,4-5) Mesmo que alguns sintam certa atração por pessoas do mesmo sexo, a Bíblia diz que os cristãos devem rejeitar atos homossexuais.”
Sugestão: Em vez de se envolver num debate sobre as causas dos desejos homossexuais, enfatize que a Bíblia proíbe a conduta homossexual. Você poderia fazer a seguinte comparação: “Muitos alegam que um comportamento violento pode ter uma causa genética e, por isso, algumas pessoas são predispostas à violência. (Provérbios 29,22) E se isso for verdade? Você talvez saiba que a Bíblia condena acessos de ira. (Salmo 37,8; Efésios 4,31) Então, será que ela está errada só porque alguns têm inclinação para ser violentos?”

“Como Deus pode exigir que alguém que sente atração por pessoas do mesmo sexo evite a homossexualidade? Isso parece cruel.”
“Esse raciocínio se baseia na ideia equivocada de que os humanos devem agir de acordo com seus impulsos sexuais. A Bíblia dignifica os humanos por garantir que eles podem escolher não agir segundo seus desejos sexuais impróprios, se realmente quiserem.” — Colossenses 3:5.

“Mesmo não sendo gay, você deveria mudar seu conceito sobre a homossexualidade.”
“Imagine que eu não aprovo apostar dinheiro, mas você aprova. Faria sentido você insistir que eu mudasse minha opinião, só porque milhões de pessoas fazem apostas?”
Lembre-se: os homossexuais, assim como a maioria das pessoas, seguem algum tipo de código de ética. Isso os faz odiar certas coisas — como fraude, injustiça ou guerras. A Bíblia proíbe essas coisas, mas também condena alguns tipos de conduta sexual, incluindo a homossexualidade. — 1 Coríntios 6,9-10.

A Bíblia não exige demais de nós nem promove o preconceito. Ela apenas orienta aqueles que sentem atração pelo mesmo sexo que façam a mesma coisa que se exige dos que sentem atração pelo sexo oposto: ‘fugir da fornicação’. — 1 Coríntios 6,18.
A verdade é que milhões de heterossexuais que querem seguir os padrões da Bíblia exercem autodomínio apesar de quaisquer tentações que talvez enfrentem. Isso inclui muitos que são solteiros com poucas chances de se casar e muitos que são casados com alguém deficiente que não consegue ter relações sexuais. Eles levam uma vida feliz mesmo sem satisfazer seus desejos sexuais. Aqueles que têm inclinações homossexuais podem fazer o mesmo se realmente quiserem agradar a Deus. — Deuteronômio 30,19.


Algumas garotas acham que fazer sexo com o namorado vai melhorar o relacionamento com ele. Dificilmente isso vai acontecer! Descubra por quê.

O termo bíblico “fornicação” não se refere apenas à relação sexual propriamente dita, mas também a atos como masturbar outra pessoa ou fazer sexo oral ou anal.

TEXTO-CHAVE
“Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo que estão na terra, com respeito a fornicação, impureza, apetite sexual, desejo nocivo e cobiça, que é idolatria.” — Colossenses 3:5.

SUGESTÃO
Embora a conduta de outros o incomode, evite ser moralista. Na verdade, eles têm a liberdade de escolher em que querem acreditar — assim como você.

VOCÊ SABIA . . . ?
Alguns cristãos do primeiro século que tinham se envolvido em práticas homossexuais conseguiram mudar sua conduta impura e foram “lavados” aos olhos de Deus. — 1 Coríntios 6,9-11.

PLANO DE AÇÃO!
Se alguém disser que o conceito da Bíblia sobre a homossexualidade é ultrapassado, vou dizer . . . ․․․․․
Para deixar claro que eu desaprovo a conduta homossexual, não a pessoa em si, vou dizer . . . ․․․․․
Eu gostaria de perguntar aos meus pais o seguinte sobre esse assunto: ․․․․․

COMO RESPONDERIA?
● Por que Deus tem o direito de impor leis de moral aos humanos?
● Como você se beneficia de seguir as leis de moral da Bíblia?

“Um garoto na escola me achava uma pessoa horrível porque eu não aceitava o estilo de vida dele. Mas, quando expliquei que eu não o rejeitava como pessoa — e, quando ele entendeu que não era apenas a homossexualidade que eu não aceitava, mas sim todas as formas de imoralidade —, ele começou a me respeitar e até a me defender quando outros implicavam comigo.” — Andreia

Que dizer da bissexualidade?
  Embora existam rapazes e moças bissexuais, parece que essa tendência está se tornando cada vez mais comum entre as moças. Algumas se envolvem com isso por curiosidade. Lisa, de 26 anos, diz: “Quando um filme, um programa de TV ou uma música promovem a ideia de garotas beijando outras garotas, as adolescentes se sentem tentadas a experimentar — principalmente quando não veem nada de errado nisso.”
  Outras talvez realmente sintam atração por garotas. “Conheci duas garotas bissexuais numa festa”, diz Vicky, de 13 anos, “e depois uma amiga me disse que elas gostaram de mim. Com o tempo, comecei a enviar mensagens de texto para uma delas e acabei sentindo atração por ela”.
  Você já se sentiu como Vicky? Muitas pessoas o aconselhariam a aceitar sua sexualidade e assumir que é bissexual. No entanto, é bom que você saiba que a atração pelo mesmo sexo geralmente é apenas uma fase passageira. Foi isso que Vicky descobriu, e também Lisette, de 16 anos, que disse: “Conversar com meus pais sobre meus sentimentos me ajudou a me sentir melhor. Também aprendi na aula de biologia que os níveis de hormônio podem variar muito durante a adolescência. Acho que, se mais jovens entendessem melhor o que acontece com seu corpo, eles veriam que a atração pelo mesmo sexo pode ser temporária e não se sentiriam pressionados a ser gays.”
  Mesmo que seus sentimentos pareçam durar mais do que uma curta fase da adolescência, lembre-se de que a Bíblia lhe apresenta um objetivo realístico: você pode escolher não se deixar levar pelos desejos errados, não importa quais sejam.

Quando se trata da opinião da maioria, os cristãos têm a coragem de não seguir a multidão


Extraído de revistas cristãs

2 comentários:

Luis Gama disse...

uma coisa a dizer.

Estudo comprova: homofóbicos podem ser gays enrustidos

http://www.youtube.com/watch?v=qVb8KtlMgmE

Maia1995 disse...

Uma coisa a dizer:

Você foi enganado! hahaha

Desmascarando o mito da homofobia:

http://religiosocritico.blogspot.com.br/2011/08/desmascarando-o-mito-da-homofobia.html

http://juliosevero.blogspot.com.br/2012/04/ser-contra-homossexualidade-significa.html

Postar um comentário