Pesquisadora descobre textos de Orígenes, um dos pais da igreja cristã, no idioma original

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pesquisadora descobre textos de Orígenes, um dos pais da igreja cristã, no idioma original

Uma série de escritos encontrados pela pesquisadora Marina Molin Pradel está chamando atenção entre os estudiosos da história da igreja cristã. Trata-se de escritos raros de Orígenes, um dos Pais da Igreja, encontrados no seu idioma original.
Considerado por historiadores como o mais erudito entre aqueles chamados Pais da Igreja, Orígenes nasceu em uma família cristã em Alexandria, por volta do ano 185 e recebeu uma sólida formação religiosa, além de uma completa educação secular. Aos 18 anos, foi incumbido de liderar a escola dos catecúmenos, e seus ensinos se tornaram famosos, além do meio religioso, entre pagãos e gnósticos.
Orígenes tem uma obra estimada em cerca de 6.000 escritos, porém apenas 800 delas chegaram até os nossos dias. Porém poucas trazem os textos originais já que a maioria foi expurgada pelas controvérsias origenistas posteriores, e outra parte sobreviveu apenas por meio de traduções sofríveis, segundo o site e-cristianismo.
A descoberta feita por Pradel, aconteceu enquanto ela preparava um novo catálogo dos manuscritos gregos da Bayerische Staatsbibliothek, em Munique (Alemanha). Enquanto examinava o conteúdo do Codex Monacensis Graecus 314 (do século 11 a 12), uma coleção anônima de 29 homílias (supostamente inéditas) dos Salmos, ela descobriu que os manuscritos incluíam 4 das 5 homílias de Orígenes sobre o Salmo 36 traduzidos por Rufino.
A descoberta foi anunciada por Lorenzo Perrone, o maior especialista em Orígenes na atualidade, e já está sendo chamada entre os eruditos com o “achado do século”.
Fonte: Gospel+

0 comentários:

Postar um comentário