“Humanismo secular” — uma nova religião ou filosofia antiga?

sábado, 14 de julho de 2012


Pregadores protestantes acusam o ‘humanismo secular’ de conspiração contra a crença em Deus e contra os valores morais. Os que chamam a si mesmos de ‘humanistas’ dizem que são vítimas da perseguição. O que “é” precisamente o humanismo, e que atitude para com este deve tomar o cristão?

“O HUMANISMO secular tornou-se a religião dos Estados Unidos”, diz o evangelista Jerry Falwell que prega pela televisão. “Precisamos destituir dos cargos públicos a todos os humanistas e substituí-los por líderes políticos pró-moral”, admoesta o pregador Tim LaHaye que escreveu um livro sobre ‘a ameaça humanista’.

Declarações como essas atraíram recentemente atenção e geraram temor na imprensa americana. “A nova direita fundamentalista mudou suas . . . táticas para confrontar-se com um novo inimigo mortal”, comenta a revista Newsweek. “O alvo de ataque é o que os cristãos fundamentalistas chamam de ‘humanismo’ — e sua campanha contra qualquer pessoa que consideram humanista está em perigo de se tornar tão virulenta quanto a cruzada anticomunista da década de 1950.”

Que é precisamente o “humanismo secular”? Segundo a revista Time: “Tornou-se uma palavra-código dos da nova direita para designar os preceitos e as práticas de quase todos os que discordam deles, não sendo todavia comunistas.”

Na realidade, há quase tantas definições de “humanismo” quanto há “humanistas” — ou “anti-humanistas”. Tradicionalmente, o humanismo está associado com a Renascença. Naquela época, a Europa, especialmente a Itália, estava submersa nos antigos manuscritos procedentes de Bizâncio, sitiada pelos turcos. Isso resultou numa onda de entusiasmo pela antiga cultura greco-romana por parte das pessoas que estavam cansadas da árida escolástica medieval. Após mil anos de estudo sobre Deus, sob a Igreja Católica, os europeus da Renascença ficaram radiantes de imitar os antigos e de glorificar o homem, como inovação.
“O livre pensamento e a livre conduta dos gregos seguidores de Péricles ou dos romanos clássicos criavam em muitos humanistas um anelo que esmagava nos seus corações o código cristão de humildade, continência e desprendimento do mundo”, comenta o historiador Will Durant, “e se perguntavam por que deviam sujeitar seu corpo, sua mente e sua alma à regra de eclesiásticos que se convertiam eles próprios agora alegremente ao mundo”.
Mas os humanistas da Renascença lançaram fora a religião e o cristianismo. “Em grande parte”, segundo observa Durant, os humanistas “agiram como se o cristianismo tivesse sido um mito . . . que não devia ser levado a sério por mentes emancipadas”.
Nos séculos que se seguiram, o estudo dos antigos clássicos quase se tornou uma nova religião para os humanistas europeus. Mas, quanto mais se estudavam os escritores da antiguidade, tanto mais tinha de admitir-se que as idéias deles eram amiúde erradas, e até mesmo os maiores clássicos estavam longe da perfeição. No século 19, “as civilizações clássicas . . . tiveram de ser transferidas do domínio idealista para o da relatividade histórica”, observa a Encyclopœdia Britannica. Em que podiam acreditar os humanistas agora?
A resposta, pelo menos para alguns humanistas, veio em 1933, com a publicação nos Estados Unidos de um documento chamado Manifesto Humanista. “Era substancialmente uma profissão de ateísmo antropológico baseado na teoria da evolução”, segundo o erudito Cornelio Fabro. Isto foi seguido em 1973 pelo Segundo Manifesto Humanista que denunciava a religião a favor do método científico. A ciência se tornara o novo deus desses humanistas. Estavam entre os que assinaram o Segundo Manifesto Humanista diversos clérigos.
Portanto, é fácil entender por que os pregadores conservadores da cristandade estão contrariados com o humanismo. Naturalmente, documentos como os Manifestos Humanistas não refletem as crenças de todos os humanistas, e esta própria confusão entre os humanistas sobre sua identidade indica dissensões. “A unidade e a identidade de conceito da erudição humanista estão agora finalmente esmagadas”, admite o professor de filosofia Georges Paul Gusdorf.
Os humanistas gostam de citar o antigo filósofo grego Protágoras que disse que “o homem é a medida de todas as coisas”. Com isso, ele queria dizer que é impossível descobrir uma verdade absoluta. Tal raciocínio não pode coexistir com o verdadeiro cristianismo, pois os cristãos estão convencidos de ter encontrado realmente a verdade, e que esta os libertou. (João 8:32) Os cristãos reconhecem que Jeová Deus e seu Filho, Jesus Cristo, são a “medida de todas as coisas”. — Efésios 5,1; 1 Pedro 2,21.
É apropriado, pois, que os cristãos falem sem rebuço contra o humanismo, quer em sua forma ateísta, quer “clássica”. O verdadeiro cristão não poderá aceitar os princípios do humanismo sem comprometer sua própria integridade para com Deus.

“As armas de nosso combate [espiritual] não são carnais”, disse ele. “Pois estamos demolindo raciocínios e toda coisa altiva levantada contra o conhecimento de Deus.” — 2 Coríntios 10,4.5.

As várias formas de humanismo popular hoje são certamente ‘coisas altivas levantadas contra o conhecimento de Deus’, mas os verdadeiros cristãos não combatem o humanismo com ‘armas carnais’ numa luta política apenas. Como o poderiam, visto que Jesus tornou claro que seus seguidores ‘não fazem parte do mundo’? (João 15,19) Em vez disso, os verdadeiros cristãos se sentem felizes de travar um combate espiritual contra o humanismo e contra todos os outros “ismos” de doutrinas dos nossos tempos confusos. De que maneira? Levando a Palavra de Deus e a mensagem da Igreja, a "coluna e sustentáculo da fé". — 1 Timóteo 3,14-15.

1 comentários:

ondreamacartney disse...

galaxy watch 3 titanium (for the best) and 5
galaxy watch 3 titanium (for the rainbow titanium best) and 5. This model is fully compatible with the model titanium nitride bolt carrier group 2, titanium earrings hoops and its titanium earring posts models titanium easy flux 125 amp welder come with 2 controllers.

Postar um comentário