Vencer Preconceitos Raciais, Nacionais e Sociais

segunda-feira, 2 de julho de 2012


Quem ama verdadeiramente não se influencia pela raça, cor, nacionalidade ou condição social. Por que não? Porque reconhece a verdade bíblica de que Deus “fez de um só homem toda nação dos homens”. (Atos 17,26) Portanto, todos os seres humanos são aparentados. Nenhuma raça é inerentemente superior à outra.

Ninguém tem qualquer razão para se jactar por causa de seus ancestrais, sua raça, cor, nacionalidade ou situação na vida. “Todos pecaram e não atingem a glória de Deus.” (Romanos 3,23) Assim, todos dependem do sacrifício resgatador de Cristo. E a Bíblia mostra que os que serão poupados na vindoura “grande tribulação” procedem de “todas as nações, e tribos, e povos, e línguas”. —
Apocalipse 7,9.14-17.
Tentando justificar seu preconceito, a pessoa talvez rememore alguma experiência má que teve com alguém de certa raça ou nacionalidade. Mas, estavam todos daquela raça ou nacionalidade envolvidos no erro? E não é verdade que elementos da mesma raça ou nacionalidade da pessoa têm sido culpados da mesmíssima coisa? Se esperamos viver no Reino de Deus, temos de eliminar do coração qualquer orgulho que tenda a nos afastar de outros.
O que temos no coração mais cedo ou mais tarde sairá da nossa boca. Como Cristo Jesus disse: ‘É da abundância do coração que a boca fala.’ (Lucas 6,45) Que dizer se palavras que refletem preconceito fizessem tropeçar alguém que mostrasse interesse na Igreja do Senhor? O assunto é tão sério que Jesus advertiu: “Quem fizer tropeçar a um destes pequenos que crêem, melhor lhe seria que se lhe pusesse em volta do pescoço uma mó daquelas que o burro faz girar e que fosse realmente lançado no mar.” — Marcos 9,42.
Os cristãos têm a obrigação de mostrar interesse amoroso em outros, independente de raça, nacionalidade ou situação na vida. (Tiago 2,1-9) Como Jesus instou: “Quando ofereceres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos; e serás feliz, porque eles não têm nada com que te pagar de volta.” (Lucas 14:13, 14) Se mostrarmos tal desvelo para com outros refletiremos as amorosas qualidades de nosso Pai celestial.


DIGA NÃO AO PRECONCEITO!

0 comentários:

Postar um comentário