O gato Chico descreve a vida de seu "melhor amigo", o papa Bento XVI, numa biografia autorizada lançada esta semana para o público infantil.
"Queridas crianças: aqui vocês encontrarão uma biografia diferente de outras, porque é relatada por um gato, e não é todos os dias que um gato pode considerar o Santo Padre seu amigo e sentar-se para escrever a história da vida dele", diz o secretário pessoal do Papa, monsenhor Georg Ganswein, no prefácio.
"Chico and Joseph - A Cat Recounts the Life of Pope Benedict XVI" (Chico e Joseph - Um Gato Relata a Vida do papa Bento 16) é narrado por Chico, que ficou amigo do papa quando este ainda era o cardeal Joseph Ratzinger, em sua Alemanha natal.
O livro ilustrado de 44 páginas foi escrito pela italiana Jeanne Perego, e a história se passa sobretudo na Alemanha, antes de Bento ser eleito Papa, em abril de 2005.
Chico é um gato real que pertence a um casal alemão na cidade de Pentling, Alemanha, onde o Pontífice viveu até mudar-se para Roma em 1981. O casal cuida da casa onde Ratzinger esperava viver sua aposentadoria, se não tivesse sido eleito Papa.
O gato conta a história da vida do "melhor amigo" desde seu nascimento na Alemanha, em 1927, passando por sua juventude e sua fase de padre, bispo e cardeal, terminando com a eleição para Pontífice, em 19 de abril de 2005.
O relato cobre a era nazista na Alemanha, quando o Papa era adolescente, descrevendo os anos da guerra como "uma das épocas mais dramáticas e vergonhosas na história da humanidade".
Durante os anos em que foi cardeal em Roma, o futuro Papa fez amizade com outro gato que encontrou na rua e o manteve em seu apartamento até ser eleito Pontífice. Há relatos conflitantes quanto a se o animal se mudou ou não para o Vaticano.
The ethics of invective
-
It’s often said that while sticks and stones can break our bones, words can
never hurt us. But it isn’t true. Were we mere animals it would be true,
bu...
Há 11 horas
0 comentários:
Postar um comentário