Não estejais ansiosos

sexta-feira, 27 de agosto de 2010


Jesus aconselhou seus ouvintes no Sermão da Montanha:
Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?
São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. (Mateus 6,31.32)
Que palavras encorajadoras! Se confiarmos plenamente em Deus, ele vai estar sempre pronto a nos ajudar. No entanto, as palavras de Jesus também nos fazem refletir com seriedade. Elas nos lembram de que se buscarmos “avidamente” bens materiais, nosso modo de pensar será como o dos “pagãos”, ou seja, como o de pessoas que não são verdadeiros cristãos.
Certa vez, um jovem bem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Jesus lembrou-lhe os requisitos da Lei, que ainda era vigente naquela época. O jovem assegurou a Jesus: “Tenho guardado a todos estes; que me falta ainda?” A resposta que Jesus deu a seguir deve ter soado desarrazoada para muitos. Ele disse: “Se queres ser perfeito, vai vender teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu, e vem, sê meu seguidor.” (Mateus 19,16-21) O jovem foi embora triste, pois não aceitava a idéia de perder sua riqueza. Não importava quanto amasse a Deus, ele amava seus bens em grau ainda maior.
Esse episódio levou Jesus a dizer algo inesperado: “Será difícil para um rico entrar no reino dos céus. . . . É mais fácil um camelo passar pelo orifício duma agulha, do que um rico entrar no reino de Deus.” (Mateus 19,23.24) Jesus queria dizer que ninguém que fosse rico poderia ganhar o Reino? Não, porque ele prosseguiu dizendo: “A Deus todas as coisas são possíveis.” (Mateus 19,25.26) Na verdade, com a ajuda de Deus, algumas pessoas ricas lá naquela época se tornaram cristãos ungidos. (1 Timóteo 6,17) De qualquer modo, Jesus disse essas palavras surpreendentes por bons motivos. Ele estava dando um aviso.
Apegar-se a bens materiais como fez aquele jovem rico pode ser um empecilho para servir a Deus de toda a alma. Isso pode acontecer tanto com os que já são ricos quanto com os que estão “resolvidos a ficar ricos”. (1 Timóteo 6,9.10) Confiar demais nos bens materiais pode fazer a pessoa ficar menos ‘pobres de espírito’. (Mateus 5:3) Portanto, pode achar que não precisa tanto da ajuda de Deus. (Deuteronômio 6,10-12) Talvez até espere tratamento especial dentro da Igreja. (Tiago 2,1-4) Além disso, em vez de servir a Deus, ela poderá gastar o seu tempo tirando proveito de todas as coisas boas que as riquezas materiais proporcionam.

Fonte: revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário