Curiosidade bíblica: vinhos novos em odres velhos

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O que queria dizer Jesus, quando falou sobre não se costurar um remendo novo numa roupa velha, nem se pôr vinho novo em odres velhos?

Basicamente, queria dizer que o cristianismo não se ajustaria nem se poderia ajustar ao judaísmo dos seus dias, com suas tradições de homens, que se haviam desenvolvido.
De acordo com a narrativa de Marcos, Jesus disse: “Ninguém costura um remendo de pano não pré-encolhido numa velha roupa exterior; se o fizer, a sua plena força o arrancará dela, o novo da velha, e o rasgão ficará pior. Também, ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho rebentará os odres e se perderá tanto o vinho como os odres. Mas, põe-se vinho novo em odres novos.” — Mar. 2,21.22; Mat. 9,16.17; Luc. 5,36-39.
Jesus acabava de ser inquirido por que seus discípulos não praticavam o jejum assim como faziam os líderes religiosos, os fariseus. Cristo respondeu que, enquanto ele estivesse com seus seguidores, era impróprio jejuar como sinal de luto. Daí, ele disse o já citado.
Havia sentido prático nas suas ilustrações. Se se costurasse um remendo de pano novo numa roupa velha, o tecido novo encolheria e se rasgaria na lavagem desta roupa. Ou se se pusesse vinho novo num odre velho, que já perdeu sua elasticidade, o odre rebentaria com a fermentação do vinho novo e exalaria gás carbônico.
Jesus ajudou assim seus ouvintes a reconhecer que não se devia esperar que seus seguidores se ajustassem às velhas práticas do judaísmo, tais como o jejum ritualístico. Também, seus poderosos ensinos novos não cabiam apropriadamente no sistema da religião judaica. Antes, os que ouviam e seguiam Jesus podiam alegrar-se com a vitalidade de seus ensinos, sem tentar comprometê-los com os modos farisaicos dos líderes judaicos.



Fonte: revista Ein Feste Burg

0 comentários:

Postar um comentário