Permaneça são na fé

segunda-feira, 6 de setembro de 2010


 “Os homens idosos sejam . . . sãos na fé.” — Tito 2,2.

O Catecismo da Igreja Católica (CEC) reza:
1814 - A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe para crer, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, "o homem livremente se entrega todo a Deus. Por isso o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus. "O justo viverá da fé" (Rm 1,17). A fé viva "age pela caridade" (Gl 5,6).
A FÉ, por causa de sua relação vital com a condição espiritual da pessoa, poderia ser comparada a um elemento microconstituinte, a um mineral essencial à vida. Os homens, os animais e as plantas exigem pequenas quantidades de minerais, como cobalto, cobre e zinco, para manter as funções normais do organismo e continuar a ter boa saúde. Por exemplo, o cobalto é necessário para proteger a pessoa contra a anemia perniciosa diariamente, apenas uma décima quinta parte de um milionésimo de uma onça de vitamina B12, com o seu conteúdo de cobalto, faz a diferença entre a saúde e a doença com esta enfermidade do sangue. Uma quantidade inferior a esta não é suficiente. De modo similar, a fé (bem como a virtude, o conhecimento, o autodomínio, a perseverança, a devoção piedosa, a afeição fraternal e o amor) é essencial para a saúde e a vida espirituais do cristão. (2 Ped. 1,5-7) Naturalmente, não basta ter apenas alguma fé. O cristão necessita de mais do que apenas uma pequena quantidade de fé. É também verdade que um excesso de certo elemento microconstituinte pode produzir doenças no homem e nos animais. Mas nunca se pode ter fé demais em Deus. O desenvolvimento e a posse de muita fé, fé forte e sã, em Deus, é vitalmente importante para o servo de Deus.
O apóstolo cristão Paulo escreveu a Tito:
Vós deveis instruir as pessoas no que é devido à sã doutrina. Diga os homens mais velhos a serem moderados, sérios, senhores de si mesmos, sãos na fé, no amor e na perseverança. (Tito 2:1, 2 - Moffatt
Permanecer ‘são na fé’ é importante não só para os homens cristãos idosos, mas para todos os cristãos, porque “sem fé é impossível agradar [a Deus] bem, pois aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam”. — Heb. 11,6.
Mas como pode o cristão permanecer ‘são na fé’? Os fatores necessários incluem: (1) Estudo regular da Palavra de Deus; (2) perseverança em oração a Deus; (3) freqüência costumeira às missas; (4) empenho contínuo em obras piedosas que manifestam a sua fé.

0 comentários:

Postar um comentário