A propaganda do espiritismo e o sincretismo católico

domingo, 12 de setembro de 2010

É de se preocupar mesmo essa revoada espírita pelos meios televisivos e no cinema. Não que me preocupe com isto em si. O problema é em quanto isto vai enganar cristãos que não são firmes em sua fé. Não sou intolerante nem tenho ódio do espiritismo. Aliás, vivo com pessoas muito queridas que (felizmente), apesar de não serem tão praticantes do espiritismo, consideram-se católicas (mesmo que não entendam tão profundo a fé católica e cristã) mas não veem problema em acreditar nos ensinos espíritas. É disto que vou falar aqui.

Ser tolerante, dizer que todo mundo tem o direito de crer no que quiser, é algo óbvio relatado ao livre-arbítrio. Não estou discutindo isto aqui. Discuto a coerência de uma pessoa em se dizer "católica" mas não ver erro nenhum em associar-se ao espiritismo ou maçonaria, por exemplo. Tal pessoa com certeza não entende nem de um nem de outro ensino. Meu chamado é para você, que se diz católico, mas não tem a mínima noção do que seja a fé católica.

Como eu disse, sei disso na pele pois convivo com pessoas muito queridas que se dizem católicas mas aceitam a reencarnação. Hoje, vendo um trecho daquele programa bufônico do Faustão, um dos únicos sóbrios no programa foi aquele filósofo e teólogo da PUC, muito bem informado. Ele explicou bem a diferença entre reencarnação, ressurreição e vida após a morte.

Coincidentemente, a maioria das pessoas com quem tive contato que se dizem católicas mas acreditam em ensinos espíritas e admiram o Chico Xavier são também as mais desinformadas e não praticantes da fé católica. Coincidência? Por que será que estes mesmos que acham que podem flutuar entre um e outro ensino são os que menos leem a Bíblia ou não acreditam nela, ainda mais nos ensinos da Igreja?

É de chamar a atenção. Então, o chamado é para a coerência: muitos não querem saber o que diz a Bíblia, o ensino da Igreja. Querem saber o que lhes interessa e lhe apraz, ainda mais quando é tradição da família. Não importa a lógica, importa a sensação familiar e o "costume" de se crer nos ensinos espíritas.

Minha conversa, portanto, é para esses supostos católicos que acham que pode-se ser católico e ser qualquer-outra-coisa-que-não-faz-mal-algum. Muitos não sabem que o espiritismo é uma simbiose do hinduísmo com o cristianismo. Quantos "católicos espíritas" dão atenção aos textos bíblicos que dizem, como Hb. 9,27, que o homem só morre uma vez? Quantos não acham mais fácil desacreditar da Bíblia, desmerecendo-na, do que crer nela? O caminho do espiritismo é mais fácil. Ele inocula um jato de água fria na fé dos católicos. Não ler a Bíblia e praticar a fé católica causa raquitismo e sequidão moral e espiritual. É cortar-se da árvore, é cair no chão como galho seco. Vejo gente com um monte de imagens de santos em casa mas não sabem uma parábola da Bíblia. Não sabem explicar a Trindade, mas sabem bem de misturebas e saladas sincretistas religiosas. Dá-me preocupação (sem julgar, pois não gosto de falar da vida de ninguém) amigos e entes queridos que vão à missa, comungam, mas não veem problema algum em crer nos embrólios do espiritismo.

A fé católica é diametralmente oposta ao espiritismo. Para começar, vejamos o que diz o Catecismo sobre a alma:
366 - A Igreja ensina que cada alma espiritual é diretamente criada por Deus -  não é "produzida" pelos pais - e é imortal: ela não perece quando da separação do corpo na morte e se unirá novamente ao corpo na ressurreição final.

Além do mais, como podem as boas ou más ações serem o princípio determinante para a forma que a alma terá em sua próxima vida na terra (como é erroneamente dito por aqueles que defendem a reencarnação), se no início (quando todas as coisas foram criadas), não se poderia alegar ter merecido mais do que um outro ser e ainda que todos eles existiram em um determinado estado? E assim, por isso, entendemos que as criaturas visíveis e corpóreas foram feitas assim porque é bom para que elas sejam, e que esta está de acordo com a bondade de Deus, e não por causa de qualquer mérito ou pecados das criaturas racionais.
Se a reencarnação fosse verdadeira, seria absurdo falar de pecado ou até mesmo se preocupar em fazer errado uma vez que a única consequência é reencarnar e mesmo assim não há certeza disso! De fato, se a reencarnação fosse real, seria até absurdo falar de um ser ou criatura ser menor do que o outro já que (segundo os que creem no errôneo ensino a reencarnação) em cada criatura não há uma alma que seja idêntica à alma de outras criaturas e por isso a idéia de que voltará como um ser menor para fazer o mal só seria absurdo se supôssemos que todas as coisas seriam iguais, em que as almas são iguais, mas diferentes apenas na aparência corporal!
A reencarnação mina a noção de respeito pelo falecido, pois se eles vão buscar uma nova vida aqui na terra qual é a finalidade de mostrar respeito pelas pessoas falecidas?  

A Igreja Católica ensina que existe não a reencarnação (um ensino herético) mas a ressurreição da carne (um artigo do Credo). O Catecismo reza:
988 - O Credo cristão - profissão de nossa fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e em sua ação criadora, salvadora e santificadora - culmina na proclamação da ressurreição dos mortos, no fim dos tempos e na vida eterna.

989 - Cremos firmemente - e assim esperamos - que, da mesma forma que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado e que Ele os ressuscitará  no último dia. Como a ressurreição de Cristo, também a nossa será  obra da Santíssima Trindade:

    Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dar  vida também aos vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós (Rm 8,11).
997 - Que é "ressuscitar"? Na morte, que é separação da alma e do corpo, o corpo do homem cai na corrupção, ao passo que sua alma vai ao encontro de Deus, ficando à espera de ser novamente unida a seu corpo glorificado. Deus, em sua onipotência, restituirá definitivamente a vida incorruptível a nossos corpos, unindo-os às nossas almas, pela virtude da Ressurreição de Jesus.
Mas, contudo, o maior erro do espiritismo e da reencarnação é ignorar o mérito de Cristo pela Sua Salvação e Redenção da humanidade. Nunca vi um espírita me dar uma resposta satisfatória do por quê Cristo morreu. Ele foi um criminoso? Morreu para dar exemplo? Exemplo de quê? De morrer na cruz? É tanta incoerência e vilania do sr. Kardec que não sei nem por onde começar. Das seitas cristãs, o espiritismo é o único com crença na reencarnação. As outras seitas pelo menos creem em certo grau na obra salvífica de Cristo.
A questão é SEJA COERENTE: SE QUER SER CATÓLICO, APROFUNDE-SE E PRATIQUE SUA FÉ, ABOMINANDO O ESPIRITISMO.
Sem delongar muito, pois há muito pra se falar, basta percebermos que isto o que está acontecendo, em parte pela mescla de espírita-católica Rede Globo, é uma propaganda forjada para filmes espíritas que veem por aí. Vai atrair com certeza e vai cair no gosto do pessoal "católico" meia-tigela, mas aqueles que são bem informados saberão o perigo dessa propaganda espírita que se arvora no horizonte da mídia.

0 comentários:

Postar um comentário