Razões válidas para o ateísmo?

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Quer tenham observado a hipocrisia da religião, quer não, muitos ateus simplesmente não conseguem conciliar a crença em Deus com o sofrimento existente no mundo. Simone de Beauvoir disse certa vez: “Para mim era mais fácil imaginar um mundo sem criador do que um criador sobrecarregado com o peso de todas as contradições do mundo.”
Será que as injustiças que há no mundo — inclusive as instigadas por religionários hipócritas — provam que Deus não existe? Considere o seguinte: Se uma faca é usada para ameaçar, ferir ou mesmo assassinar uma pessoa inocente, prova isso que a faca não teve um projetista? Antes, não mostra isso que o objeto foi usado de forma errada? De modo similar, grande parte da aflição da humanidade evidencia que os humanos estão fazendo mau uso das habilidades concedidas por Deus, bem como da própria terra.
Alguns, porém, acham ilógico crer em Deus, uma vez que não podemos vê-lo. Mas e o ar, as ondas sonoras e os odores? Não podemos ver nenhuma de tais coisas, mas sabemos que elas existem. Nossos pulmões, ouvidos e nariz nos dizem isso. Certamente, cremos no que não podemos ver quando temos evidências.
Depois de contemplar as evidências físicas — incluindo os elétrons, os prótons, os átomos, os aminoácidos e o cérebro complexo — o especialista em ciências naturais Irving William Knobloch sentiu-se induzido a dizer: “Creio em Deus porque para mim a Sua existência é a única explicação lógica para as coisas como elas são.” (Note o Salmo 104,24.) De modo similar, o fisiólogo Marlin Books Kreider declara: “Tanto na qualidade de ser humano comum como na qualidade de homem que dedicou a vida ao estudo da Ciência e às pesquisas, não tenho dúvida alguma sobre a existência de Deus.”
Esses homens não são os únicos. Segundo o professor de Física Henry Margenau, “quando se toma em conta os grandes cientistas, descobre-se que há pouquíssimos ateus entre eles”. Nem os avanços da ciência, nem o fracasso da religião precisam obrigar-nos a abandonar a crença num Criador.

Fonte: revistas cristãs

1 comentários:

Jair disse...

Quando sou indagado sobre algo do nosso universo que ainda não compreendo, honestamente digo: “AINDA NÃO TENHO UMA RESPOSTA PARA ISSO”. Faço isso por achar melhor que ficar divagando em devaneios mitológicos. Acho presunçoso dar como resposta ao que não se tem ciência ainda com explicações que requerem mais indagações sobre a própria resposta. Então faço a seguinte pergunta: Quem é humilde, ateus que contemplam o Universo com suas mentes abertas com que ele nos traz, ou alguém que diz que tudo na Bíblia é a verdade?

Postar um comentário