Os católicos adoram Maria? (parte 1)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Protestantes que são críticos do catolicismo geralmente alegam que os católicos adoram Maria. Esta afirmação é falsa. Duas questões básicas:
  • Existe uma distinção real entre o culto de Maria e a devoção a Maria? A resposta católica: sim!
  • No geral, os católicos entendem as doutrinas católicas sobre Maria? Novamente, a resposta é sim!
Qualquer católico que vai à missa regularmente e que ouve e entende o que está acontecendo vai ter uma ideia clara de que é Jesus Cristo a fonte da nossa redenção e que Ele é divino. Maria é raramente mencionada na Missa.
Respostas a algumas objeções comuns:


  1. Protestantes que são críticos do catolicismo, muitas vezes alegam que os católicos têm estátuas e imagens de Maria, que adoram ídolos por tocar, beijar e outras formas de adoração. Eles alegam que os israelitas do Antigo Testamento não tinham imagens ou estátuas já que ídolos eram proibidos. Mas, de fato, havia estátuas e imagens no Antigo Testamento. Alguns exemplos:
    • Imagens dos querubins nas cortinas do tabernáculo e duas estátuas de querubins sobre a arca da aliança.
    • Estátuas de touros de apoio à pia no templo de Salomão.
    • A imagem da serpente em uma vara que Moisés fez ordenado por Deus para cura as pessoas.
    • Os artigos no templo, incluindo o candelabro, o pão, e os chifres do altar.
    É verdade que os israelitas não tinham estátuas de pessoas, mas devemos lembrar que Cristo ainda não tinha chegado e aberto o caminho para o céu. Nos tempos da Igreja, agora temos seres humanos que morreram e estão agora a residir com Deus no céu, por isso é razoável que nós queiramos ter devoção a eles. É natural amar-nos uns aos outros e querer expressar esse amor através de palavras e toques.


    Os cristãos não-católicos também têm imagens, embora eles normalmente não pensam dessa maneira. Para ser coerente, devem se livrar de todas as imagens, que incluem:
    • Cruzes. (Nota: As Testemunhas de Jeová acham que os cristãos adoram a cruz como uma imagem mística de poder).
    • Imagens como ilustrações de histórias da Bíblia
    • Flores na igreja (não devemos adorar flores, afinal).
    • A Bíblia, que é muitas vezes colocada em local de destaque de "adoração" em muitos lares e igrejas.
    • A imagem do sangue de Cristo, que aparece em canções.
    • Os elementos da comunhão do pão e do vinho, que muitos "adoram" semanalmente na igreja.
    • presépios no Natal.
    Protestantes que são críticos do catolicismo poderiam objetar à minha lista dizendo que eles não adoram estas imagens, e esse é exatamente o ponto. Os católicos não adoram as imagens e ícones. Por exemplo, quando os católicos beijam ou tocam estátuas de Maria, eles estão expressando a sua devoção à mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, e que agora reside no céu. Eles prefeririam beijá-la, abraçá-la e tocá-la diretamente, mas já que isto não é possível, eles expressam sua devoção com estátuas e imagens. Para ser coerente, os protestantes que são críticos do catolicismo devem parar de beijar e abraçar seus filhos, cônjuges e amigos, uma vez que consideram essas atividades como uma forma de "adoração".

    (Continua)
    Fonte:  http://www.northforest.org/CatholicApologetics/MaryDoctrines.html#worshipmary
    Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário