Abra os olhos para o Evangelho

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“O CÉU não é menos azul só porque o cego não o enxerga”, diz um provérbio dinamarquês. Mas, na nossa atarefada vida diária, será que notamos que o céu é azul? Será que olhamos para o futuro com confiança? Cremos realmente no Evangelho apresentado pela Palavra de Deus, a Bíblia?
Sabemos o que é uma cegueira literal. Vejamos agora um tipo de visão que é muito mais importante. Envolve nossa felicidade eterna, bem como as perspectivas para os nossos entes queridos.
Sem dúvida, confrontamo-nos com “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3,1) O que está acontecendo ao passo que as pessoas lutam para ganhar a vida, enfrentam problemas de saúde e familiares, e lidam com injustiças sociais e a falta de amor? Lamentavelmente, muitos acham que sua confiança no próximo, na religião e no governo está diminuindo. Achando que não há saída, alguns concluem que seus problemas nunca serão solucionados de forma normal. No diário brasileiro Jornal da Tarde, Jacob Pinheiro Goldberg observou: “As pessoas, diante da realidade brutal, se sentem tão perseguidas pelos desacertos que não raciocinam com lógica e se apóiam no misticismo exacerbado.” Mas, quando as coisas saem erradas, queremos usar de bom senso, não queremos?
Imagine por um instante que esteja precisando duma casa para sua família e que o dinheiro não seja problema. Talvez vá à procura de uma e visite diversas delas em bairros diferentes. Embora os corretores imobiliários façam de tudo para satisfazer o seu desejo, não conseguem achar a casa que você tem em mente. Mas, visto que envolve a satisfação e o bem-estar da sua família, você não desiste, não é? Imagine agora a felicidade quando por fim encontra a casa dos seus sonhos.
Então, do mesmo modo como gastaria tempo à procura duma nova casa, por que não examina a Bíblia para achar a solução dos seus problemas? Assim como temos de avaliar os fatos quando tomamos decisões sobre uma casa, assim precisamos raciocinar bem sobre o que lemos na Palavra de Deus. E ainda mais proveitoso do que encontrar uma casa é entendermos e aceitarmos a verdade sobre Deus e sobre Jesus Cristo. Jesus disse: “a vida eterna consiste em que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” — João 17,3.
Mas, se a mensagem da Bíblia é tão valiosa assim, por que tantos continuam a ser como que cegos para as boas novas que ela contém? Uma das razões, e isto talvez surpreenda a muitos, é que “o mundo inteiro jaz no maligno”. (1 João 5,19) Em resultado disso, Satanás, o Diabo, “tem cegado as mentes dos incrédulos, para que não penetre o brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus”. (2 Coríntios 4,4) Embora enxerguemos com os olhos, é o cérebro que interpreta a luz que penetra no olho. Por isso, a cegueira também é definida como ‘incapacidade ou indisposição para discernir ou julgar’. Isto faz lembrar o ditado popular: “O pior cego é aquele que não quer ver.”
O cego não vê o que há na frente dele, de modo que pode estar em perigo de se ferir. A cegueira literal de muitos não é reversível agora, mas ninguém é obrigado a continuar espiritualmente cego.

Fonte: w94

0 comentários:

Postar um comentário