O ‘Apelo’ é um texto legítimo que contém fatos, não boatos, esclarece Dom Beni

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

 Em um vídeo gravado ontem, 18, Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena, e vice-presidente do Regional Sul 1, afirma que o Apelo a Todos os Brasileiros e Brasileiras, cuja ampla difusão é recomendada pelos bispos, é um texto vigente e legítimo que foi elaborado em vista do primeiro e do segundo turno das eleições. O Apelo vem sendo acusado de ser um texto apócrifo e difusor de boatos, por isso, o prelado esclarece que “as pessoas que estão divulgando o documento fizeram apenas o que nós, bispos, lhes pedimos. As informações do apelo são fatos amplamente documentados”.
“Contra fatos não há argumentos” destaca o bispo, afirmando que o texto continua sendo difundido.

O Apelo, explica Dom Beni, está em sintonia como terceiro ponto do documento “Para Votar Bem” da CNBB, que diz: “Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural”.

Assim Dom Beni esclarece que o texto do Apelo "cita fatos concretos em que o governo brasileiro e o partido dos trabalhadores propõem a descriminalização e a legalização do aborto durante todos os nove meses da gravidez. Trata-se do substitutivo do PL 1135/91, apresentado pelo atual governo em 2005 e ainda tramitando no congresso".

Dom Beni esclarece que "os bispos do estado de São Paulo, reunidos em assembléia das Igrejas, neste 16 de outubro, fizeram um alerta com respeito a folhetos que estão sendo distribuídos sem a aprovação da legítima autoridade diocesana. Este não é o caso do Apelo a todos os brasileiros e brasileiras, elaborado em vista do primeiro e do segundo turno das eleições”.
“Na diocese de Lorena estes folhetos continuam a ser distribuídos nas 31 paróquias", afirmou Dom Beni.

O Apelo tem sido acusado de ser um texto apócrifo e difusor de boatos. Dom Beni comenta a este respeito: "O Apelo a todos os brasileiros e brasileiras, elaborado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, é um texto legítimo, e não falso. Contém fatos, e não boatos. É expressão legítima da cidadania democrática. Não se trata de interesse partidário ou ideológico, mas da defesa da vida, através de instrumentos legítimos de expressão da cidadania e, portanto, de participação na promoção do bem comum da nação”.

“As pessoas que estão divulgando o documento fizeram apenas o que nós, bispos, lhes pedimos. As informações do apelo são fatos amplamente documentados. Contra fatos não há argumentos. os fatos são a parte mais importante do apelo. A sua divulgação é legítima. Estes fatos devem chegar ao conhecimento do povo e devem continuar a ser divulgados o mais amplamente possível".

Para assistir o vídeo completo no You Tube:

http://www.youtube.com/watch?v=c-FFx5167Z0

Para ler o texto do Apelo aos brasileiros e brasileiros do Regional Sul 1, visite:
http://www.pesquisasedocumentos.com.br/apelobrasileirosbrasileiras.pdf

Fonte: ACI

0 comentários:

Postar um comentário