Os equívocos sobre idolatria

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os protestantes que são críticos do catolicismo tipicamente alegam que os católicos adoram ídolos em sua devoção expressa através de imagens, estátuas e ícones. Esta afirmação é falsa.

Para que um ícone seja um ídolo tem de haver: (1) a crença em um falso deus, ou (2) a atribuição de poder para o objeto em si e não a Deus. Se alguém realmente acredita que uma estátua de São José é Deus, então isso seria idolatria. Mas os católicos usam os ícones e imagens para lembrá-los da realidade que eles representam. Ao expressar a devoção a Maria pelo ajoelhar ou beijar uma estátua de Maria, os católicos na verdade estão expressando sua devoção a Maria, que reside no céu. Eles não estão adorando a estátua, tal como alegado pelos protestantes que são críticos do catolicismo.

Os protestantes que são críticos do catolicismo, tipicamente, alegam que os ícones e imagens são proibidos na Bíblia. Mas esta afirmação é incorreta. Havia muitas imagens no Antigo Testamento. Alguns exemplos:

    * Os querubins da Arca da Aliança e nas cortinas.
    * A serpente de bronze.
    * Bois sob a pia no templo.

O Novo Testamento também tem imagens e ícones:

    * A cruz.
    * O pão e o vinho durante a comunhão.
    * O sangue de Cristo.
    * A água do batismo.

Os protestantes que usam cruzes, que têm imagens de Jesus e outros personagens da Bíblia, e que colocam cenas da natividade em seus gramados estão sendo incoerentes ao afirmar que as imagens são idolatria. Ao olhar para uma imagem de Jesus você lembra de detalhes da sua vida e O adoram à medida que sua mente e espírito se concentram nele e em seus atos. E isso é tudo.

Fonte: http://www.northforest.org/
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário