Deus designa a cegueira?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Na Bíblia, Êxodo 4,11 diz: “Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?” Significa isso que Deus é responsável por cada caso de tais deficiências da surdez e da cegueira?

Não, pois isso estaria em desacordo com toda a personalidade de Deus. A Bíblia nos diz: “Por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém.” (Tia. 1,13) Seus atos sempre têm um objetivo. Ele nunca traz uma calamidade sobre alguém sem bom motivo. Ele é a fonte de “toda boa dádiva e todo dom,perfeito”. (Tia. 1,17) “Perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele.” — Deu. 32,4.
Em harmonia com isso, vemos que foi pela própria escolha do primeiro casal humano, Adão e Eva, que eles perderam a perfeição e por isso a capacidade de ter filhos perfeitos. (Jó 14,4) Ao passo que seus descendentes se casavam, surgiam cada vez mais imperfeições entre os homens, inclusive defeitos físicos tais como a cegueira e a surdez. Visto que Deus permitiu que isso se desenvolvesse, ele podia dizer que ele mesmo havia ‘designado’ o mudo, o surdo e o cego. (Veja Romanos 8,20-21.) Além disso, ele entende plenamente tais impedimentos e suas causas.
Deus tampouco protegeu as pessoas contra as conseqüências tristes que a desobediência pode trazer ao organismo físico. A lei imutável de Deus é: “O que o homem semear, isso também ceifará.” (Gál. 6,7) Assim, os filhos resultantes de relações incestuosas podem nascer defeituosos; podem ser cegos, surdos e de outro modo sofrer impedimentos por nascença. Os que se entregam a imoralidades sexuais podem contrair uma doença venérea que pode resultar em ficarem cegos, surdos ou mesmo dementes. O mesmo pode acontecer às crianças dadas à luz por uma mulher que tem doença venérea.
Quando está em harmonia com o seu propósito e seu modo de proceder, Deus pode fazer literalmente que pessoas fiquem cegas, surdas ou mudas. Um exemplo disso é Zacarias, pai de João Batista. Quando Zacarias expressou dúvidas ao saber que se tornaria pai dum filho de sua idosa esposa Elisabete, o anjo Gabriel lhe disse: “Ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas ocorram, porque não acreditaste nas minhas palavras, as quais se cumprirão no seu tempo designado.” (Luc. 1,20) Zacarias foi então, por um tempo tornado mudo, sem poder falar, até a circuncisão de seu filho de oito dias de idade. — Veja também Atos 13,8-11.
Ainda outro modo em que Deus ‘designa’ o mudo, o surdo e o cego é em sentido espiritual. Quando alguém prefere estar surdo e cego para com a Sua mensagem, ele lhe permite persistir na descrença. Isto se deu com o infiel Israel, no tempo do profeta Isaías. Isaías foi informado: “Vai, e tens de dizer a este povo: ‘Ouvi vez após vez, mas não entendais; e vede vez após vez, mas não obtenhais conhecimento.’ Torna embotado o coração deste povo e torna insensíveis os próprios ouvidos deles, e gruda os próprios olhos deles, para que não vejam com os seus olhos e não ouçam com os seus ouvidos, e para que seu próprio coração não entenda, e para que realmente não recuem e obtenham para si a cura.” — Isa. 6,9-10.
Visto que Deus conhecia a condição do coração dos israelitas infiéis, sabia de antemão que combateriam Sua mensagem. Quanto mais Isaías trouxesse a palavra de Deus à atenção deles, tanto mais ficariam endurecidos contra ela. Deste modo, a profecia de Isaías revelava ou tornava evidente o pleno alcance de sua cegueira e surdez espirituais. O efeito disso era como se tivessem sido feitos espiritualmente surdos e cegos.
Portanto, em vista do que Deus tem feito e pode fazer, as Escrituras falam dele como ‘designando’ o mudo, o surdo e o cego. Mas ele não é diretamente responsável por todos os casos de tais impedimentos físicos. Estes defeitos físicos surgiram principalmente por Deus permitir que viesse à existência uma raça humana pecadora. Em alguns poucos casos e para fins específicos, Deus causou cegueira e mudez físicas; ele fez com que a cegueira e a surdez espirituais se evidenciassem nos que deixam de ter fé na sua palavra ou na sua mensagem. Por outro lado, concedeu também visão e audição espirituais aos que procuram fazer a sua vontade, e, mediante o governo do seu reino por Cristo, livrará a humanidade de todos os impedimentos físicos. — Isa. 61,1, 2; Ap. 21,3-4.

Fonte: w75

0 comentários:

Postar um comentário