Caçadores de mitos: mitos sobre a Igreja Católica

sexta-feira, 19 de novembro de 2010



Aqui estão algumas coisas usadas pelas seitas para fazer proselitismo aos 'católicos ignorantes' para seu rebanho. Tenho que agradecer pelo blog Cross the Tiber pela publicação desses mitos sobre a Igreja Católica.
  • Como os católicos rejeitam a tradição da sola fide ('somente pela fé '), eles acham que podem trabalhar seu caminho para o Céu e acreditam que são salvos pelas obras. ERRADO 
  • Os católicos pensam que o papa não peca. ERRADO
  • Os católicos crucificam Cristo a cada missa (ou pelo menos pensam que sim). ERRADO
  • Os católicos pensam que Maria é parte da Divindade e deve ser adorada. ERRADO
  • Os católicos adoram imagens. ERRADO (pela milésima vez) ERRADO
  • Os católicos pensam que não podem orar a Deus diretamente, mas tem que passar por santos. ERRADO
  • Os católicos invocam os mortos. ERRADO
  • Os católicos acreditam que pessoas podem ser salvas após a sua morte. ERRADO
  • A Igreja Católica ensina que quem não é católico é condenado ao Inferno. ERRADO
  • As Cruzadas são um exemplo de agressão católica. ERRADO
  • A Inquisição matou centenas de milhares de pessoas e judeus. ERRADO
  • O Papa Pio XII foi o 'Papa de Hitler' e não fez nada para ajudar os judeus durante a Segunda Guerra. ERRADO
  • A Igreja Católica não existia até a época de Constantino, um pagão que controlava a Igreja. ERRADO
  • A Igreja Católica fez mais do que cristianizar feriados pagãos, ela é pagã em suas raízes. ERRADO
Se você acredita em qualquer um dos mitos acima, eu imploro que pesquise. Para questões doutrinárias, pesquise sobre o que realmente a Igreja ensina. É a única coisa certa a fazer. Por questões históricas, pesquise de forma equilibrada e objetiva de fontes acadêmicas a partir de uma variedade de fontes (incluindo católicas). Enquanto isso, vamos olhar algumas falácias lógicas comuns que são frequentemente usadas em ataques contra o catolicismo:

Generalização: 'Eu conheço um católico / ex-católico (ou eu era um católico), que é (quer dizer, um bêbado, não santo, não gosta da Igreja, supersticioso, não conhece a Bíblia, não têm um profundo relacionamento com Jesus, etc) e, portanto, os ensinamentos da Igreja Católica estão errados'. (Ignora o fato de que uma má formação de catequese, mal-entendidos, ou outras deficiências de alguns católicos não refletem sobre o que ensina a Igreja Católica)

Bifurcação: 'Se a Igreja Católica não ensina que é somente a fé que salva, então ela deve ensinar que os homens são salvos por suas próprias obras.' (Ignora que ensinam que somos salvos somente pela graça - uma graça com a qual devemos cooperar através da 'fé que opera no amor')


Cum hoc ergo propter hoc (com isso, pois por causa disso): o 'solstício de inverno é no dia 21 de dezembro; o Natal é no dia 25 de dezembro, portanto, o Natal é uma festa pagã' (ignora o fato de que existem apenas 365 dias para escolher em um ano e que os Padres da Igreja primitiva tinha boas razões para escolher essa data. Também ignora que o 'Dia da Reforma' protestante é comemorado em 31 de Outubro, a festa pagã do Samhain.) [e no 27 de julho é comemorado o nascimento de INC - admin.]

Post hoc ergo propter hoc (depois disso, pois por causa disso): 'Constantino deve ter sido a verdadeira fonte dos ensinamentos da Igreja Católica porque depois de seu reinado, a Igreja cresceu tremendamente, e antes de seu reino não era tão conhecida' (ignora o simples fato de que Constantino apenas parou a perseguição dos cristãos com a Edito de Milão, e o cristianismo se espalhou desde então. Também ignora os escritos dos Padres da Igreja que viveram antes de Constantino -.. e que eram católicos)

Homem de palha: 'Você adoram imagens, e isso é errado. Portanto, sua religião é satânica'. (Ignora o fato de que nós não adoramos estátuas)

Agora que vocês estão equipados com a armadura completa, armai-vos com o escudo da oração, fé, conhecimento e sabedoria contra as ciladas do INIMIGO. Vamos, católicos, levantem a nossa fé que nos foi entregue por nossos PAIS que receberam DIRERAMENTE das mãos de nosso Senhor Jesus Cristo e tenhamos certeza de que, nele, estamos no caminho certo. Isso é porque nós estamos na Igreja certa - a Una, Santa, Católica e Apostólica Igreja de Cristo, que o próprio Cristo construiu sobre São Pedro (Cefas) em 33 d.C..

Extraído de http://catholicdefender2000.blogspot.com
Tradução: Emerson de Oliveira

4 comentários:

Fabio disse...

Muito bom. Gostei do post

HMD disse...

Muito bom post. A ideia de que a Igreja foi conivente com o nazismo é uma das maiores fraudes do século XX. Eu já demonstrei que a Igreja condenou o nazismo mesmo antes da Segunda Guerra, através da encíclica de Pio XI, Mit brennender Sorge, no meu blog: http://sumacatolica.blogspot.com/2011/07/igreja-catolica-apoiou-transigiu-ou-foi.html

Emerson disse...

Prezado HMD, estou escrevendo praticamente um livro de refutação às alegações das TJ e outros críticos sobre o Papa Pio XII que em breve trarei à lume, se Deus quiser.

cleidsonalucena disse...

Muito bom esse artigo!!!

Está uma palavra errada: DIRERAMENTE, só para avisar.

Postar um comentário